Desembargador Buratto abre Ciclo de Palestras em Avaré
Por Ana Claudia de Siqueira
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, participou no último dia 22 de setembro da 7ª Edição do Ciclo Regional de Palestras de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, realizado na Câmara Municipal da Estância Turística de Avaré. Buratto fez a abertura do evento, que teve o caráter beneficente. A renda obtida com o valor das inscrições foi destinada à Associação Espírita O Bom Samaritano de Avaré.
A proposta do Ciclo é unir filantropia à disseminação de conhecimento entre estudantes e profissionais de Direito. Ao mesmo tempo em que assistem palestras sobre temas da atualidade, os participantes contribuem financeiramente com trabalhos sociais desenvolvidos por instituições especializadas. A iniciativa surgiu em Catanduva e já percorreu diversos municípios do interior paulista.
Como de praxe, cada ciclo tem um presidente de honra que é homenageado em razão de sua história de vida e contribuição ao mundo jurídico. A edição de Avaré foi dedicada ao desembargador Fábio Grasselli, da 10ª Câmara do TRT. Entre os participantes do evento, estiveram ainda os desembargadores da 15ª Samuel Hugo Lima, diretor da Escola judicial; Fernando da Silva Borges, Edmundo Fraga Lopes e Maria Madalena de Oliveira, além do juiz auxiliar da Presidência do Regional, Edison dos Santos Pelegrini; do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Guilherme Guimarães Feliciano, e do titular da Vara do Trabalho de Avaré, juiz Léo Minoru Ozawa, entre diversos outros magistrados. O evento contou ainda com a presença do desembargador aposentado José Antonio Pancotti.
Processo Judicial Eletrônico foi um dos temas
Um dos painéis do Ciclo abordou a implantação do processo judicial eletrônico (PJe-JT), projeto de envergadura nacional que está sendo coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com vistas à modernização do trâmite processual por meio da tecnologia da informação. O desembargador Samuel Hugo Lima, que também é gestor regional da implantação PJe-JT na 15ª, discorreu sobre o tema Processo Eletrônico e a Responsabilidade Ambiental. Já o magistrado Guilherme Guimarães Feliciano falou sobre Responsabilidade Labor-ambiental da Empresa. A solenidade de encerramento esteve a cargo do juiz do trabalho aposentado, Benjamin Flávio de Almeida Ferreira.
- 1 visualização