Desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper é eleito para presidir o TRT nos próximos dois anos

Conteúdo da Notícia

Os colegas Fernando Borges, Henrique Damiano, Eduardo Zanella e José Pitas serão, respectivamente, os próximos vice-presidentes administrativo e judicial, corregedor e vice-corregedor da Corte

Samuel Hugo Lima e Tereza Asta são reconduzidos aos cargos de diretor e vice-diretor da Escola Judicial

Por Patrícia Campos de Sousa

       Reunidos no Plenário Ministro Coqueijo Costa, 47 dos 50 desembargadores que compõem o TRT da 15ª Região elegeram, na tarde desta quinta-feira (4/10), os magistrados que comandarão, nos próximos dois anos, os destinos do segundo maior Regional Trabalhista do País, em estrutura e em movimentação processual. Os nomes dos futuros dirigentes da Corte foram anunciados pelo  presidente do Tribunal, desembargador Renato Buratto, que conduziu o processo eleitoral.

       O desembargador  Flavio Allegretti de Campos Cooper, ex-corregedor regional, será o novo presidente do TRT, que terá como vice-presidentes administrativo e judicial, respectivamente,  os colegas Fernando da Silva Borges e Henrique Damiano. O desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, vice-presidente judicial do Tribunal no biênio 2008-2010, elegeu-se corregedor regional. Para o cargo de vice-corregedor foi escolhido o desembargador José Pitas.

       Os titulares da Corte decidiram também, por aclamação, reconduzir os desembargadores Samuel Hugo Lima e Tereza Aparecida Asta Gemignani aos cargos, respectivamente, de diretor e vice-diretor da Escola Judicial do TRT da 15ª Região. Os sete novos dirigentes do Regional tomarão posse em seus cargos no próximo dia 7 de dezembro.

 

Perfil dos novos dirigentes

 

      O carioca Flavio Allegretti de Campos Cooper ingressou na Magistratura Trabalhista em julho de 1986, como juiz substituto do Judiciário Trabalhista da 2ª Região, transferindo-se, meses depois, para o recém-criado TRT da 15ª. Em julho de 1998, após quase dez anos atuando como juiz titular no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, foi promovido, por merecimento, a desembargador da Corte.

       Professor universitário, com vários artigos publicados em livros e revistas especializadas, Cooper dirigiu a Escola Judicial do Tribunal no biênio 2006-2008, tendo sido vice-presidente do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura (Conematra). Após presidir a 4ª Turma e a 8ª Câmara da Corte, elegeu-se, em outubro de 2008, corregedor regional da 15ª, cargo que exerceu até dezembro de 2010.

       O vice-presidente administrativo eleito, desembargador Fernando da Silva Borges, é titular da Corte desde abril de 2002, promovido pelo critério de merecimento. Atual presidente da 10ª Câmara do TRT, foi vice-diretor da Escola Judicial do TRT no biênio 2008-2010.

 

 

      O desembargador Henrique Damiano, futuro vice-presidente judicial do TRT, integrou o Departamento de Polícia Federal de 1973 a 1985, antes de ingressar, como juiz substituto, na Magistratura Trabalhista. Após quase dez anos atuando como juiz titular em Sorocaba, foi promovido a desembargador da 15ª em 1998. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Damiano é o atual presidente da 6ª Câmara da Corte.

 

      Desembargador da TRT-15 desde agosto de 1997, o campineiro Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, escolhido para ser o próximo corregedor regional da Corte, foi presidente da 1ª Turma do Tribunal (2000-2002), coordenador (2002-2004) e diretor (2004-2006) da Escola Judicial da 15ª, e vice-presidente judicial do TRT no biênio 2008-2010.

 

       Pernambucano de Caruaru, criado em São Paulo, o vice-corregedor eleito, desembargador José Pitas, integra a 2ª instância do TRT da 15ª desde dezembro de 1999. Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca, atualmente compõe a 3ª Câmara da Corte.

 

 

       Samuel Hugo Lima, o novo diretor da Escola Judicial, é mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Paulista (Unip). Titular da Corte desde 2008, promovido por merecimento, integra o Comitê Gestor do Desenvolvimento do Sistema de Processo Judicial Eletrônico do Conselho Nacional de Justiça. Eleito vice-diretor da Escola para ao biênio 2010-2012, assumiu a direção da instituição em maio de 2012, com a aposentadoria compulsória do então diretor, desembargador José Antonio Pancotti.

 

       Natural de Campinas, Tereza Aparecida Asta Gemignani, doutora em Direito do  Trabalho pela USP - pós graduação - é titular do TRT da 15ª desde 2006 por merecimento, tendo presidido a 1ª Turma do Regional no biênio 2008-2010. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e presidente do Conselho Editorial da Revista do TRT da 15ª Região, elegeu-se diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Preservação da Memória da Justiça do Trabalho em outubro de 2009.

Unidade Responsável:
Comunicação Social