Desembargadores do TRT conhecem práticas de responsabilidade social e ambiental da Petrobras
Por Luiz Manoel Guimarães
Frente a frente com a preservação do meio ambiente. Essa foi a experiência vivida na última segunda-feira, 28 de maio, por seis desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, além de outros magistrados e profissionais, na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura, unidade da Petrobras localizada na Província Petrolífera do Rio Urucu, no Amazonas, a 650 quilômetros de Manaus. Segundo a companhia, o objetivo da visita foi "promover o intercâmbio com integrantes do Poder Judiciário do País e divulgar as boas práticas na área de exploração e produção de petróleo na Amazônia, com destaque para o trabalho desenvolvido pela unidade por meio de ações de responsabilidade social e ambiental". Os visitantes foram recebidos pelo gerente da Base, Fernando Bastos, e conheceram as ações da unidade nas áreas de reflorestamento, tratamento de resíduos e automação.
A comitiva viajou a convite do Departamento Jurídico da Petrobras sediado no Rio de Janeiro. O grupo do TRT-15 foi composto pelos desembargadores Samuel Hugo Lima – vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal e que representou o presidente da Corte, desembargador Renato Buratto –, Edmundo Fraga Lopes (decano do grupo), Maria Cristina Mattioli, Claudinei Zapata Marques, Helcio Dantas Lobo Junior e Eder Sivers. Também participaram do evento os desembargadores Eduardo de Azevedo Silva, do TRT da 2ª Região, e Antonio José Ferreira Carvalho, Fernando Fernandy Fernandes e Valmir dos Santos Ribeiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, além dos juízes trabalhistas Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira e Rui César Públio Borges Corrêa, da 2ª Região. Compuseram ainda o grupo a coordenadora do Departamento Jurídico da Petrobras em São Paulo, Carla Simões Barata, a advogada Paula Tôrres Raposo de Minto, também do Jurídico da empresa, e Gustavo D'Ávila Figueiredo Rosa, profissional de Comunicação Social da companhia.
A programação da visita técnica foi concluída na terça, 29 de maio. O grupo conheceu, na capital amazonense, o Projeto Peixe-Boi – desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para a preservação da espécie –, a Casa da Ciência (centro de exposições) e a Refinaria de Manaus (Reman). No Rio Negro, maior afluente da margem esquerda do Amazonas, visitaram as instalações locais da Transpetro, empresa de logística e transporte de combustíveis, pertencente ao grupo Petrobras.
- 3 visualizações