Exposição “Arte Acesso” é inaugurada no TRT

Conteúdo da Notícia

Por Thamires Silva


Na última terça-feira, 20/03, foi aberta a exposição “Arte Acesso” do pintor e escultor Adélio Sarro, no Espaço Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O vernissage reuniu cerca de 130 pessoas entre convidados, servidores, estagiários e imprensa.

Um dos grandes destaques da mostra é a série “Arte Acesso”, composta por oito quadros que exprimem a preocupação do artista com a inclusão social e falta de acessibilidade. “É necessário fazer um trabalho para pessoas que não têm acesso a arte, e os deficientes visuais pertencem a essa camada”, afirma Sarro. O artista desenvolveu um método próprio de trabalho que possibilita, mesmo aos completamente cegos, “frequentar” sua arte por meio do alto relevo ou lendo-a via texto explicativo em Braille. Sarro ainda destacou que sua iniciativa pode influenciar outros artistas a pensar na questão da acessibilidade. “Arte gera arte” sentenciou.


No discurso de abertura da exposição, o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, destacou a importância da revitalização do Espaço Cultural, que, por intermédio da arte, tem o objetivo de imprimir mais leveza a um ambiente típico de conflitos trabalhistas. “Acredito que não é possível dissociar a Justiça da arte”, declarou Buratto.


O magistrado enfatizou que o TRT sente-se honrado em inaugurar a programação deste Espaço Cultural para o ano de 2012 com esta bela exposição. Buratto reforçou que as questões e os dramas sociais encontram guarida em sua expressão artística, demonstrando a preocupação do artista em promover a interação e a integração do público.

"Esta mostra, que ora descerramos, é nitidamente voltada para a integração de pessoas portadoras de deficiências visuais, objetivo nobre do artista e que vem ao encontro dos anseios desta Egrégia Corte com este espaço: o de aproximar o tribunal à comunidade de Campinas e região, através da expressão artística e cultural brasileira, descortinando a sensibilidade que há por trás do ambiente solene de toda corte de Justiça", complementou.


Devanir de Lima, coordenador de projetos sociais do Centro Cultural Louis Braille de Campinas, que é deficiente visual, prestigiou o evento. Lima conferiu as obras e aprovou a iniciativa do artista. “Adélio faz um trabalho que tem preocupação com todos, sem fazer distinção, colocando os deficientes visuais em patamar de igualdade”, afirma Lima.

Além da série “Arte Acesso”, a exposição é composta por cinco esculturas e 25 pinturas que retratam temas como o universo feminino, a família, o amor e o trabalho. A mostra é aberta ao público e fica em cartaz no TRT até dia 19 de abril, com entrada franca.

O Artista


Artista consagrado internacionalmente, Adélio Sarro exibe um currículo impecável, com exposições em quatro continentes. Dentre elas, destaca-se o famoso painel de 8 metros inspirado na globalização, exibido no Fórum Econômico Mundial, em Davos em 2003 e na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, em 2004. No Brasil, destacam-se também os painéis da Via Sacra em exposição permanente em Aparecida (SP) e monumentos instalados em diversas cidades brasileiras. Paulista de origem modesta, Adélio Sarro nasceu em 7 de setembro de 1950, em Andradina. Filho de agricultores chegou a trabalhar como pedreiro e carpinteiro, mas sempre alimentou o interesse pela arte. Uma visita ao museu de Cândido Portinari, em 1972, na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, mudou definitivamente os rumos de sua vida, despertando-lhe o lado artístico, criativo e sonhador. Sarro completa este ano 40 anos de carreira.

Serviço: Arte Acesso – Obras de Adélio Sarro

De 21 de março a 19 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Sábados: das 10 às 18 horas; Domingos: das 14 às 18 horas.

Local: Espaço Cultural do TRT da 15ª Região - 1º Andar do Edifício Sede, Rua Barão de Jaguara, 901

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social