Exposição Contraste, de Bia Moraes Alves, é inaugurada no Espaço Cultural do TRT
Por Patrícia Campos de Sousa
Cerca de setenta pessoas prestigiaram, na tarde desta terça-feira (2/10), o vernissage da exposição "Contraste", da artista plástica Beatriz Moraes Alves, realizado no Espaço Cultural do TRT, no edifício-sede do Regional, no Centro de Campinas. Reunindo 13 quadros com motivos abstratos, que utilizam a técnica acrílico sobre tela, a exposição tem entrada franca e pode ser conferida até 31 de outubro.
O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal, desembargador Renato Buratto, que ressaltou o importante papel desempenhado pelo Espaço Cultural da Corte, viabilizando a "a aproximação da sensibilidade dos artistas com a realidade diária, às vezes árdua, de todos nós, operadores do Direito". Buratto agradeceu "o imprescindível apoio e a reconhecida determinação" da coordenadora cultural do TRT, desembargadora Mariane Khayat, "essenciais para a concretização do projeto, abraçado desde o início de meu mandato, de revitalizar este Espaço Cultural, cuja utilização era bem acanhada".
O magistrado destacou também a qualidade do trabalho de Bia Alves, cujo "espírito inquieto e provocante se traduz em gestos e movimentos vigorosos e belos", e agradeceu a artista "pela gentileza de proporcionar a todos nós o acesso à beleza de sua arte". Por fim, expressou seu desejo de que a exposição possa "humanizar as frias paredes e transcender suas telas, acalentando nossos sonhos, nossas impressões, expressões e sentimentos".
"Meu coração está em festa. Esta exposição é a realização de um sonho", afirmou a campineira Bia Alves, externando a satisfação de poder apresentar seu trabalho no TRT, "uma casa de austeridade, justiça, retidão, mas também com sensibilidade para manter esse Espaço Cultural maravilhoso, amplo, acessível. Em Campinas não há lugar como este, com toda essa estrutura. Expor aqui é um privilégio para qualquer artista plástico. O TRT está de parabéns", comemorou a artista. Emocionada, ela agradeceu o apoio recebido do presidente Buratto, da desembargadora Mariane Kayat e da equipe do Cerimonial da Corte, que participou da montagem e divulgação da mostra.
Bia Moraes frequentou o curso de extensão em Artes Plásticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como professores renomados artistas plásticos como Bernardo Caro, Berenice Toledo e Fúlvia Gonçalves. Muitos de seus trabalhos já foram expostos no Centro de Convivência de Campinas (1982), na área externa do Museu de Arte de São Paulo (1985), no Espaço Cultural Banco do Brasil (1990) e na Sociedade Hípica de Campinas (2011).
Serviço: Exposição Contraste, de Bia Moraes Alves
Local: Rua Barão de Jaguara nº 901, 1° andar
Quando: de 2 a 31 de outubro, de segunda à sexta-feira das 12 às 18h
Sábados das 10 às 18h/ Domingos das 14 às 18h
- 8 visualizações