Forças Tarefas do Tribunal vão a Jundiaí, Sertãozinho e Pindamonhangaba

Conteúdo da Notícia


Por Luiz Manoel Guimarães

A Presidência do TRT da 15ª Região e a Corregedoria Regional dão sequência, a partir desta segunda-feira, 10 de setembro, ao projeto de capacitação de servidores na gestão de secretaria de vara do trabalho (VT) por relatórios. Durante duas semanas (até o próximo dia 21) três forças-tarefas serão deslocadas para, juntamente com os servidores locais, atuar na 1ª e na 2ª VT de Sertãozinho, na 2ª de Jundiaí e na VT de Pindamonhangaba, respectivamente.

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo dos servidores Mary Léa Paulino Gonçalves (em Sertãozinho), Norton Luiz Bechtlufft (em Jundiaí) e Ricardo Santos Pugliese (em Pindamonhangaba), diretores de secretaria, respectivamente, da VT de Batatais, da VT de Jales e da 1ª de São José dos Campos. Em Sertãozinho, o servidor Luiz Roberto Foschi atuará como vice-coordenador.

Nesta sexta-feira, 6, uma reunião na Corregedoria Regional, em Campinas, serviu para "acertar os ponteiros" dos participantes das atividades nessas duas semanas. Além do corregedor regional, desembargador Luiz Antonio Lazarim, e do secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, participaram do encontro os coordenadores das forças-tarefas e os diretores de secretaria e assistentes de diretor das VTs que serão atendidas no período.

A gestão de processos por relatórios é um método que alcançou o primeiro lugar na XI Mostra Nacional de Trabalhos de Qualidade no Poder Judiciário, na categoria Gestão do Processo Judicial, superando outros 97 concorrentes. O trabalho já foi desenvolvido em Botucatu, Limeira e Taubaté, entre outras cidades da 15ª Região. As atividades incluem a preparação para lidar com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que teve sua implantação na 15ª iniciada em 3 de agosto passado, na VT de Piedade, em 1ª instância, e na 2ª Turma e na 1ª Seção de Dissídios Individuais (SDI) da Corte, no 2º grau.

As forças-tarefas serão compostas por servidores de várias VTs. Além de desempenhar tarefas auxiliando na execução dos trabalhos das secretarias, eles serão capacitados para transmitir os conhecimentos adquiridos aos colegas das unidades nas quais estão lotados. Na 1ª VT de Sertãozinho, o grupo será composto por servidores das VTs de Batatais e Penápolis, da 1ª de Araçatuba e da 5ª de Ribeirão Preto. Na 2ª VT, a força contará com a participação de profissionais das VTs de Mococa, Taquaritinga e São Joaquim da Barra, assim como da 4ª de Ribeirão Preto. Em Pindamonhangaba, o quadro local será reforçado por colegas da 1ª de São José dos Campos, da 1ª e da 2ª de Taubaté e das VTs de Lorena e São Roque. Finalmente, em Jundiaí a força-tarefa terá servidores das VTs de Jales e Amparo e da 12ª de Campinas, além de profissionais da Diretoria-Geral de Coordenação Administrativa do TRT e da Secretaria da Corregedoria Regional.

"É uma nova etapa na Justiça do Trabalho da 15ª Região, fato que não decorre apenas de iniciativa da Corregedoria e da Presidência do TRT, mas também do engajamento dos magistrados e servidores envolvidos no projeto", enfatiza o desembargador Luiz Antonio Lazarim. "São novos tempos na gestão das unidades judiciárias, onde o ‘eu' é substituído pelo ‘nós', e o individualismo, pelo companheirismo", assinala o corregedor regional. Na essência, esclarece Lazarim, o que o projeto propõe é que o dia a dia na VT não se desenrole "no piloto automático", mas, sim, de forma permanentemente racionalizada e planejada, em busca da maior produtividade possível, com eliminação de tarefas inúteis. "No fundo, o que estamos propondo é encontrar a forma mais fácil de trabalhar", sintetizou o magistrado.

Unidade Responsável:
Comunicação Social