José Antônio Gomes de Oliveira e Valéria Cândido Peres são os novos titulares de VTs na 15ª
Por Ademar Lopes Junior
Tomaram posse como juízes titulares, na manhã de quinta-feira, 1º/3, no TRT da 15ª Região, os magistrados José Antônio Gomes de Oliveira e Valéria Cândido Peres. A rápida cerimônia, conduzida pelo presidente do Regional, desembargador Renato Buratto, ocorreu no Gabinete da Presidência, e reuniu vários desembargadores, além de parentes e amigos dos novos magistrados.
Homenagearam os novos titulares, durante a cerimônia, o vice-presidente administrativo, o vice-presidente judicial e o corregedor, respectivamente os desembargadores Nildemar da Silva Ramos, Lorival Ferreira dos Santos e Luiz Antonio Lazarim. Também estiveram presentes os desembargadores Edmundo Fraga Lopes, Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, Luiz José Dezena da Silva, Helcio Dantas Lobo Junior e Carlos Augusto Escanfella. Homenagearam também os empossados os juízes auxiliares de Presidência, da Vice-Presidência Administrativa, da Vice-Presidência Judicial e da Corregedoria, respectivamente, Luciane Storel da Silva e Edison dos Santos Pelegrini, Ricardo Antonio de Plato, Jorge Luiz Costa e Renan Ravel Rodrigues Fagundes, além da juíza titular Isabela Tófano de Campos Leite Pereira (2ª VT de São Carlos) e a juíza Rosana Alves Siscari. O presidente da Amatra XV, Guilherme Guimarães Feliciano, o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, e o diretor-geral de Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon também estiveram presentes.
Por antiguidade e merecimento
A posse dos dois novos titulares decorre de promoção, conforme decisão proferida em Sessão Administrativa do Órgão Especial do TRT, realizada em 23/2/2012. O juiz José Antônio Gomes de Oliveira, cuja nomeação se dá por antiguidade, vai ocupar o cargo de juiz titular da Vara de Andradina. Já a nomeação da magistrada Valéria Cândido Peres se deu por merecimento, e ela vai ocupar o cargo de juíza titular da Vara do Trabalho de Adamantina.
Reforço no Regional
O presidente do TRT, desembargador Renato Buratto, durante a cerimônia de posse, desejou sucesso aos novos titulares e ressaltou o “operoso trabalho” desempenhado pelos dois magistrados no Regional, considerando-se o grande volume de trabalho e o déficit atual de aproximadamente 50 juízes. Buratto afirmou que “o melhor dos mundos seria fixar pelo menos um titular em cada uma das 153 VTs do Regional”.
Professora de formação, e animada pelo sonho de trabalhar com Educação em comunidades carentes, a juíza Valéria Cândido Peres afirmou que, antes da magistratura, alimentou sonhos que, com o tempo, descobriu serem muito difíceis. Depois de trabalhar como professora em escolas do Jardim São Marcos, em Campinas, trabalhou como servidora do TRT da 15ª por sete anos. Foi nesse período que ela se encantou com o mundo da justiça do trabalho e, depois de formada em direito, chegou à magistratura em 2000. A juíza Valéria Peres, em seu discurso, não escondeu a emoção de ter atingido a titularidade por merecimento. Ela destacou que “o merecimento foi o reconhecimento do trabalho árduo realizado ao longo de 11 anos na primeira instância, mas não se esqueceu de agradecer a Deus, à família e às equipes das secretarias por que passou.
O juiz José Antônio Gomes de Oliveira resgatou da lembrança o trabalho iniciado há cerca de vinte anos na justiça, como servidor no TRT da 2ª Região, primeiro como técnico, depois analista, e salientou que dedicou praticamente a metade de sua vida à Justiça. Há cerca de 12 anos, galgou à magistratura, e agora, com a titularidade por antiguidade, o juiz salientou que é uma nova etapa em sua vida e afirmou que pretende “continuar desempenhando seu trabalho da melhor forma possível”.
- 352 visualizações