Judiciário Trabalhista de Cravinhos recebe nome da desembargadora Maria da Conceição

Conteúdo da Notícia


Por Patrícia Campos de Sousa

O TRT da 15ª Região inaugura na próxima segunda-feira, 10, às 15 horas, as novas instalações do Judiciário Trabalhista no município de Cravinhos (SP), que tiveram sua área construída ampliada de 398 para 593 metros quadrados. A cerimônia de inauguração marca também a atribuição à unidade do nome da desembargadora da 15ª Maria da Conceição Silveira Ferreira da Rosa, falecida em maio de 2007.

A solenidade será conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Renato Buratto, e contará com a presença do prefeito José Francisco Matasso Ferdinando, da juíza titular da unidade, Arilda Cristiane Silva de Paula Calixto, do presidente da Subseção de Ribeirão Preto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Rui Giuntini, entre outras autoridades.

A ampliação do pavimento térreo e do 1º andar do prédio permitiu um expressivo aumento na área da secretaria, do arquivo e da sala de espera. Foi instalada também uma rampa de acesso à unidade, que já conta com sanitário adaptado a portadores de necessidades especiais. As inovações visam proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores e assegurar um melhor atendimento a todos os que procuram a unidade, cuja demanda processual vem crescendo. Em 2011 o Fórum recebeu 1.580 processos. De janeiro a julho de 2012 já foram ajuizadas 856 ações.

Com a reforma, foi construída uma nova entrada, e o endereço do prédio passou a ser Rua Manoel Amaro, 113. A unidade tem jurisdição também sobre os municípios de Serrana, São Simão e Luís Antônio, atendendo uma população de 96.201 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A homenageada

Maria da Conceição Silveira Ferreira da Rosa ingressou na Magistratura Trabalhista da 2ª Região em julho de 1980, transferindo-se em 1986 para o recém-criado TRT da 15ª Região. Promovida a titular da Corte, por merecimento, em 1993, foi presidente da 2ª Turma do Tribunal nos biênios 1994-1996 e 1998-2000 e diretora da Escola Judicial da 15ª no biênio 2000-2002. Aposentada em junho de 2004, a magistrada faleceu em 8 de maio de 2007, em Ribeirão Preto, cidade com a qual desenvolveu fortes laços, no período em que atuou como juíza titular da 4ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), nome então dado às atuais varas do trabalho, do município. Maria da Conceição foi, inclusive, diretora do Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, cidade onde fixou residência após deixar o Tribunal e que fica a 25 quilômetros de Cravinhos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social