“A mulher acrescenta nova beleza ao mundo e amor ao coração dos homens”
O Dia Internacional da Mulher, instituído em uma Conferência Internacional na Dinamarca em 1911, tem seu viés histórico ligado à luta por melhores condições de trabalho. É indissociável, nesta data de 8 de março, prestar uma homenagem à mulher sem relembrar o fatídico episódio ocorrido em 1857, nos Estados Unidos, em que operárias norte-americanas de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque foram trancafiadas e incendiadas por terem iniciado um movimento grevista.
Os tempos são outros. Muitas vitórias foram alcançadas no último século e a cada dia as mulheres superam mais obstáculos em busca de reconhecimento. Multiplicaram-se também os papéis: mãe, avó, esposa e trabalhadora, sempre carregando consigo uma sensibilidade ímpar e uma capacidade de reinventar-se.
Qualidades que vêm sendo percebidas pelos jurisdicionados da 15ª Região. O número de magistradas e servidoras tem aumentado consideravelmente no âmbito de nosso Tribunal. Faz-se mais do que necessário aqui registrar a importância de todas aquelas que ajudaram e ajudam a fazer a grandeza deste TRT, com muita garra, força e competência.
A Justiça do Trabalho, responsável pela garantia dos direitos fundamentais do trabalhador, orgulha-se também por, ao longo dos seus 70 anos, ter desempenhado com efetividade o seu relevante papel em defesa não só da mulher trabalhadora, como também de todas as mulheres brasileiras.
Finalizo esta mensagem citando Fernando Pessoa e ouso discordar do poeta. Não são os pensamentos que permitem acrescentar nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens. São as mulheres.
Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.
Renato Buratto
Desembargador Presidente
- 18 visualizações