Nova sede da Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista é inaugurada

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

 


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, inaugurou nesta quinta-feira, dia 6 de setembro, a nova sede da Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista, anunciando para novembro próximo a chegada do Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT na unidade. A VT de Campo Limpo Paulista está no rol das 15 unidades judiciárias escolhidas entre as 162 existentes na 15ª Região para a implantação do sistema ainda este ano. O projeto, sob coordenação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), está sendo instalado de forma gradativa em todo o país e permitirá maior agilidade no trâmite dos processos.

Além de garantir excelentes condições de acessibilidade, com rampas de acesso e elevador interligando o estacionamento do subsolo ao térreo e aos dois andares superiores, o novo edifício da VT, localizado na Avenida Adherbal da Costa Moreira, 1055, priorizou a ampliação dos espaços e a preparação do ambiente para a iminente instalação do PJe-JT. A área ocupa aproximadamente 1200 metros quadrados, sendo três vezes maior que a antiga sede. "A Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista merece, há muito, as melhorias que ora descortinam-se aos que aqui militam, bem como aos jurisdicionados", salientou o presidente do TRT.

 

Buratto enumerou ainda os benefícios trazidos pela implantação do PJe-JT. "O projeto que será implantado na VT de Campo Limpo Paulista no dia 14 de novembro vai permitir o uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais célere, mais acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a importante temática da sustentabilidade e preservação ambiental", anunciou. Durante seu discurso, o presidente do TRT também parabenizou os servidores da VT e fez um agradecimento especial a todos que se empenharam para a viabilização da nova sede do Judiciário Trabalhista na cidade.

Cerca de 80 pessoas entre autoridades da região, servidores e profissionais do Direito prestigiaram a solenidade. O corregedor regional da 15ª, desembargador Luiz Antonio Lazarim, esteve presente e descerrou a placa comemorativa de inauguração ao lado do presidente Buratto, do prefeito do município, Armando Hashimoto e da juíza titular da VT de Campo Limpo Paulista, Rosemeire Uehara Tanaka. Da 15ª também estavam o desembargador Claudinei Zapata Marques, o diretor-geral de Coordenação Administrativa, Evandro Luiz Michelon e o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida. A cerimônia foi prestigiada ainda pelo desembargador aposentado e ex-vice-presidente do Regional, Antônio Miguel Pereira, que atuou na instalação da VT local em 1994. O juiz titular da 5ª VT de Campinas, Robson Adilson de Moraes, diretor de Comunicação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), representou o presidente do órgão, o juiz Guilherme Guimarães Feliciano.

 

Para o presidente da Subseção de Jundiaí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Márcio Vicente Faria Cozatti, a mudança física do prédio da VT de Campo Limpo Paulista indica preocupação da presidência do TRT em melhorar o atendimento da população e dos operadores do Direito da região. "Temos que agradecer ao TRT por sempre buscar o melhor para o jurisdicionado. Os advogados serão acolhidos aqui, em um espaço muito maior", pontuou.

Em breves palavras, a juíza titular da VT, Rosemeire Tanaka, confidenciou que não esperava uma comemoração tão grandiosa e agradeceu à direção do TRT pelo empenho em proporcionar um novo espaço, mais adequado à prestação jurisdicional. "Quero agradecer ao queridíssimo presidente do TRT, desembargador Renato Buratto. Sem a sua chancela não estaríamos aqui hoje", assinalou, agradecendo também aos servidores pela dedicação, esforço e união na concretização do projeto.

 

O prefeito do município, Armando Hashimoto, que promoveu o descerramento da fita inaugural do prédio ao lado do desembargador Buratto, reforçou a importância do novo espaço, onde se igualam empresários e trabalhadores, e se asseguram os direitos trabalhistas. "A nova infraestrutura permite que este exímio trabalho seja continuado e ainda melhor", salientou Hashimoto.

Com a transferência para o novo prédio, o expediente da VT será retomado na segunda-feira, dia 10. Além de Campo Limpo Paulista, a unidade judiciária atende também aos municípios de Várzea Paulista e Jarinu, que juntos envolvem uma população de mais de 205 mil habitantes (Censo – IBGE/ 2010). A movimentação processual da VT em 2011 girou em torno de 1.234 processos trabalhistas recebidos 1.131 solucionados. A indústria liderou o número de ações trabalhistas no ano passado, com mais de 650 processos ajuizados.

Unidade Responsável:
Comunicação Social