Servidores de segunda instância do TRT iniciam treinamento no Processo Judicial Eletrônico
Por Patrícia Campos de Sousa
Cerca de 100 servidores que trabalham nos gabinetes dos desembargadores do TRT15 iniciaram nesta segunda-feira (15/10), no Plenário da Corte, um programa de treinamento de 16 horas-aula para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na 2ª instância do Regional. Divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, os assessores, assistentes e coordenadores de gabinete serão introduzidos, passo a passo, no novo sistema de tramitação processual, já em funcionamento na 2ª Turma e na 1ª Seção de Dissídios Individuais da Corte, desde o último dia 3 de agosto, e que será paulatinamente implantado, nos próximos meses, em toda a 2ª instância do Judiciário Trabalhista da 15ª Região.
O treinamento, que prossegue nos dias 16, 19 e 22, foi aberto pelo desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Escola Judicial da 15ª e gestor regional do Processo Judicial Eletrônico. Entre outros pontos, o magistrado ressaltou a importância do projeto, que unificou iniciativas esparsas num sistema de processamento eletrônico único e centralizado o qual, embora seja próprio do Poder Judiciário, possibilita a interação com outros usuários, como advogados e membros do Ministério Público.
Além da redução no consumo de papel e tinta para impressora, que permitirá ao TRT uma economia anual de cerca de R$ 820 mil, o desembargador Samuel destacou as potencialidades do PJe para uma melhor gestão dos recursos financeiros e de pessoal. O magistrado salientou ainda a mudança de cultura e de visão gerencial que vem sendo promovida com a utilização do novo sistema. "O PJe acaba com a figura do distribuidor, com o balcão, com os serviços meramente burocráticos, o que vai possibilitar ao servidor se ocupar de atividades mais nobres relativas ao processo, além de abrir a possibilidade do teletrabalho. Como disse o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ‘agora o único papel da Justiça é julgar'".
Coube à servidora Yara Valença da Rocha Prado, secretária da 5ª Turma da Corte, introduzir os servidores na prática do sistema, indicando o passo a passo das operações. Integrante do Grupo Gestor de Trabalho Multidisciplinar responsável pela coordenação e execução das ações de implantação do PJe-JT no âmbito da 15ª, Yara contou com a ajuda de uma equipe de multiplicadores, servidores já capacitados que se revezaram no acompanhamento individualizado dos alunos.
O programa de capacitação no PJe em 2º grau inclui o treinamento de mais duas turmas de servidores, nos dias 23, 25, 26 e 29 de outubro. Além de mais 50 servidores de gabinete, serão capacitados também 36 servidores das secretarias das turmas do TRT e 15 que estão lotados na Diretoria-Geral de Coordenação Judiciária. A expectativa é que os servidores capacitados passem a atuar como multiplicadores do aprendizado recebido.
- 5 visualizações