Sistema e-Gestão será interligado ao PJe-JT

Conteúdo da Notícia

Expansão do e-Gestão para o primeiro
grau deve ser concluída no final deste ano

Por Ana Claudia de Siqueira, com informações do TST/ Carmen Feijó
e CSJT/ Noemia Colonna

O Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, e o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) serão interligados. Em reunião na última quarta-feira (07/03), gestores dos dois sistemas começaram a discutir ações necessárias para a futura integração das ferramentas.

O objetivo é fazer com que o PJe-JT disponibilize dados estatísticos necessários para a Corregedoria-Geral da JT, tornando-os disponíveis de forma online. “Com isso, muda a forma de colher as informações processuais, os boletins físicos serão eliminados e os corregedores dos Regionais terão rapidamente toda e qualquer informação sobre dados de seus tribunais”, explica a coordenadora do comitê do e-Gestão, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, do TRT da 15ª Região.

O e-Gestão padroniza a coleta de dados estatísticos fornecidos por todos os TRTs. A conexão com o PJe-JT vai dar mais transparência às informações. “A integração do e-Gestão com o PJe-JT será um divisor de águas à medida que possibilitará tornar transparente toda e qualquer ação dos TRTs”, avalia a desembargadora Ana Paula. O e-Gestão já funciona, em segundo grau, em 22 TRTs. O comitê espera concluir até o final deste ano a expansão para o primeiro grau.

De acordo com o presidente do comitê gestor do PJe-JT, desembargador Cláudio Brandão, a geração dos dados estatísticos necessários ao e-Gestão é uma prioridade do grupo de desenvolvimento do PJe-JT. Para que isso seja possível, um grupo de trabalho com representantes dos dois sistemas começa a se reunir já na semana que vem. “Com as duas equipes trabalhando em parceria será possível alinhar a condução dos dois projetos, que são de extrema relevância para a Justiça do Trabalho”, finaliza.

Corregedor-Geral da JT destaca avanços

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, afirmou durante o Encontro Técnico do Comitê Gestor Nacional do e-Gestão realizado no último dia 7, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF), que o avanço da implantação e-Gestão teve um impacto altamente positivo no êxito das últimas correições ordinárias que realizou, no Amazonas, em Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais.

Ao assumir, em março de 2011, a Corregedoria-Geral, responsável pelo desenvolvimento do e-Gestão, o ministro Barros Levenhagen acolheu a sugestão do Comitê Gestor de implantação do sistema em módulos, para facilitar sua operacionalidade. Ao longo do ano, a prioridade foi para o módulo de segundo grau, que reúne dados dos Tribunais Regionais – informações fundamentais nas correições ordinárias, nas quais a CGJT verifica, entre outros aspectos, o cumprimento de prazos, a produtividade e a regularidade dos serviços judiciários.

Na abertura do encontro técnico do Comitê Gestor Nacional – formado por juízes de primeiro e segundo graus e profissionais das áreas de estatística e de tecnologia da informação do TST e dos TRTs –, o corregedor-geral agradeceu mais uma vez o empenho da equipe e lembrou que a estrutura tem de ser constantemente alimentada de forma periódica para que o sistema reflita a realidade dos TRTs. Outro alerta foi quanto à necessária confiabilidade dos dados que serão utilizados pela Corregedoria-Geral. "Os servidores responsáveis pela alimentação do banco devem estar atentos para a fidelidade dos dados, para que não cheguemos a conclusões erradas na sua análise durante as correições", alertou.

Unidade Responsável:
Comunicação Social