TRT começa curso que vai preparar juízes e servidores de primeira instância para o Processo Eletrônico

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

 

O TRT da 15ª Região deu início na manhã desta segunda-feira, 1º, à primeira edição do curso que vai preparar, para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), as 14 varas do trabalho (VTs) da 15ª que receberão o sistema ainda este ano, a partir de 7 de novembro. A primeira turma é formada por servidores das VTs de Capivari, Hortolândia, Itatiba e Santa Bárbara D'Oeste (cinco de cada unidade). Também compõem o grupo três juízes de 1º grau que, assim como os servidores, atuarão como "multiplicadores" de conhecimento entre os colegas, além de servidores da Corregedoria Regional e da área de TI da Corte.

O curso está sendo realizado na Escola Judicial do TRT, cujo diretor, desembargador Samuel Hugo Lima, é o gestor regional do PJe na 15ª. Na abertura do evento, o presidente do Regional, desembargador Renato Buratto, ressaltou que, com o curso, mais uma vez o Tribunal está cumprindo um dos objetivos principais de sua gestão, a capacitação de magistrados e servidores. "Temos o melhor quadro de servidores do País", sublinhou Buratto, ao concluir sua fala.

Em seguida, o corregedor regional, desembargador Luiz Antonio Lazarim, proferiu a palestra inaugural do curso, para, como o próprio magistrado afirmou, "motivar" o grupo no que diz respeito à implantação do Processo Judicial Eletrônico. Lazarim lembrou que a 15ª Região possui uma história de pioneirismo quando o assunto é investir em tecnologia. Em 1º de outubro de 1999, há exatos 13 anos, o TRT passou a disponibilizar de forma inédita em seu site na Internet, todos os acórdãos proferidos.

"O advento do PJe é sinônimo de qualidade de vida", resumiu o corregedor regional. Ele estima que o sistema resultará numa economia de dois terços de tempo e trabalho, em relação ao dia a dia de hoje no Judiciário. "Carga, carimbo em branco, malote – essa é a justiça que vai embora. Vamos eliminar os serviços mais tediosos e contraproducentes, como, por exemplo, grampear documentos, juntar petições e numerar folhas", comemorou o corregedor.

Outros três grupos farão o mesmo curso, também em outubro. De 8 a 11, a turma será composta por servidores das VTs de Araras, Campo Limpo Paulista, Matão e Taquaritinga. De 15 a 18, as VTs de Aparecida, Avaré, Itapira e Leme serão as unidades beneficiadas. Finalmente, de 29 a 31, a turma será formada por profissionais do Fórum Trabalhista de Americana, onde funcionam duas VTs. O curso conta com a participação do juiz Firmino Alves Lima, titular da 2ª VT de Sorocaba e "multiplicador regional" do PJe na 15ª.

Unidade Responsável:
Comunicação Social