TRT da 15ª Região promove a abertura do Ano Judiciário do Trabalho

Conteúdo da Notícia

Padre Haroldo J. Rahm, Fundação Bradesco e Lar dos Velhinhos de Campinas
estão entre os homenageados com as Comendas da Ordem do Mérito;

Insígnias reverenciam personalidades que se destacam
nos meios social, jurídico e na política

Por Ana Claudia de Siqueira

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Renato Buratto, promove na quinta-feira, dia primeiro de março, às 17 horas, a solenidade de Abertura do Ano Judiciário do Trabalho da 15ª Região. Na ocasião será realizada a tradicional outorga das comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, com a imposição de insígnias do Grande Colar e Medalha Ouro, contemplando desembargadores, ministros e procuradores, além de pessoas e instituições que se destacam no meios político, social e da Justiça. O evento acontece no Plenário Ministro Coqueijo Costa, que fica na Rua Barão de Jaguara, 901, 1º Andar, no centro.

Criada em 1992, a outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região tem como objetivo exaltar os méritos, a dedicação e os relevantes serviços prestados por autoridades e membros da sociedade. Nestes 22 anos, 140 personalidades já foram homenageadas. A partir da instituição da Abertura do Ano Judiciário, em 2007, a outorga das comendas passou a ser realizada na mesma data.

A lista composta por 19 personalidades e duas instituições a serem homenageadas este ano foi aprovada pelo Tribunal Pleno, em sessão administrativa ocorrida em 24 de novembro de 2011. Entre elas, estão a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria de Assis Calsing, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ney José de Freitas, a desembargadora aposentada e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) Maria Aparecida Pellegrina, o juiz do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Renato Henry Sant’anna.

Na área social, o padre Haroldo J. Rahm será homenageado com a Medalha Ouro por seu trabalho desenvolvido com crianças, jovens e adultos para o tratamento e prevenção ao uso de drogas. À frente da Instituição que leva seu nome, fundada em 1978, padre Haroldo já ajudou mais de 70.000 pessoas. Em 2010, criou o Programa Além da Rua em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas para enfrentamento à situação de rua com serviços de abordagem e de acolhimento de meninos e meninas.

A Fundação Bradesco, na pessoa de seu presidente Lázaro de Mello Brandão, e o Lar dos Velhinhos de Campinas, representado pelo presidente da instituição, Mauro Calais Siqueira, irão receber, respectivamente, as insígnias Grande Colar e Medalha Ouro. Criada em 1956, a Fundação Bradesco atua com crianças, jovens e adultos de todo o país, na área de educação e profissionalização. Já o Lar dos Velhinhos, localizado na Vila Proost Souza, busca proporcionar qualidade de vida a mais de 150 idosos, por meio de cuidados médicos, odontológicos, nutricionais, fisioterapêuticos e psicológicos, além de atividades recreativas, como sessões de cinema, jogos e passeios semanais. Ainda na área de educação e cidadania, o TRT homenageia com a Medalha Ouro, o professor José Vicente, reitor da Universidade de Cidadania Zumbi dos Palmares.

Cerca de 200 pessoas devem prestigiar a solenidade nesta quinta-feira. Como de praxe em todos os anos, o cerimonial do TRT conta com a colaboração de uma instituição social de Campinas para a entrega das Comendas. Para esta edição, crianças da Associação de Educação do Homem de Amanhã vão ajudar na cerimônia.

Confira a lista dos homenageados:

Grande Colar:

Beto Ferreira Martins Vasconcelos – secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República

Fundação Bradesco – na pessoa de seu presidente, Lázaro de Mello Brandão

José Roberto Neves Amorim – desembargador do Tribunal da Justiça do Estado de São Paulo e conselheiro do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).

Luís Antônio Camargo de Melo – procurador-geral do Trabalho

Luís Inácio Lucena Adams – ministro advogado-geral da União

Márcio Eurico Vitral Amaro – ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Márcio Vasques Thibau de Almeida – desembargador presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS)

Maria Aparecida Pellegrina – desembargadora ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP)

Maria de Assis Calsing – ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Mário Sérgio Bottazzo – desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO)

Ney José de Freitas – desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Roberto Mário Rodrigues Martins – desembargador ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP)

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa – ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)

Medalha Ouro:

Edemir Pinto – diretor presidente da BM&FBOVESPA

José Vicente – reitor da Universidade da Cidadania “Zumbi dos Palmares”

Oswaldo Dante Manicardi – assessor parlamentar aposentado da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Lar dos Velhinhos de Campinas – na pessoa de seu presidente, Mauro Calais Siqueira

Odette Silveira Moraes – desembargadora corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP)

Padre Haroldo J. Rahm

Renato Henry Sant’anna - juiz do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra)

Valdir Florindo – desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP)

Unidade Responsável:
Comunicação Social