TRT realiza Curso de Desenvolvimento Gerencial para segunda turma de gestores em 2012

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

 

Teve início na manhã desta quinta-feira, 20, a segunda edição do Curso de Desenvolvimento Gerencial promovido pelo TRT da 15ª Região em 2012. A turma é formada por aproximadamente 150 servidores que exercem cargos de chefia, direção ou assessoramento na Justiça do Trabalho da 15ª. Centrado no conceito de gestão por competência e com carga horária de 17 horas, o curso repete o programa já apresentado à primeira turma de gestores, nos dias 23 e 24 de agosto passado. No total, serão beneficiados este ano 314 servidores, tanto da área judicial, quanto da administrativa.

 

Idealizada pela atual Administração da Corte e realizada pela Diretoria de Pessoal, por meio do Setor de Seleção e Treinamento (vinculado ao Serviço de Administração de Pessoal), a iniciativa cumpre o disposto na Lei 11.416/2006, segundo a qual é obrigatória a participação dos titulares de funções comissionadas de natureza gerencial em cursos de desenvolvimento sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.

 

Prioridade

 


 

 


      Na solenidade de abertura, a Mesa foi composta pelo presidente da Corte, desembargador Renato Buratto, e pela diretora de Pessoal do TRT, Adriana Martorano Amaral Corchetti.

Em sua fala, o presidente do Tribunal enfatizou que a implantação de uma política de capacitação de magistrados e servidores foi, desde o início de seu mandato, uma das prioridades da gestão. Nesse contexto, salientou o desembargador Buratto, "elegemos a gestão de pessoas por competência como a ferramenta principal para a consecução de nossos objetivos". Segundo ele, o projeto almeja "intensificar o desempenho funcional dos servidores, descortinando o melhor de cada um em benefício do Serviço Público".

 

"Todo diamante após lapidado deve ser polido", comparou Buratto, ao preconizar o Tribunal como "um espaço perene de aprendizagem".

 

 


      A propósito disso, a diretora de Pessoal, que também discursou, enfatizou que o curso este ano "é cem por cento focado na gestão por competência". Segundo Adriana, um dos principais objetivos é "identificar lacunas e capacitar os gestores para novos conhecimentos, que agreguem valor às atividades desenvolvidas pelo Regional". A diretora agradeceu ao desembargador Buratto pela missão a ela delegada e afirmou que o presidente da Corte "vem conduzindo de forma visionária o Tribunal e vai deixar um legado de transformação. É isso que se espera do administrador público moderno".

Aprovado pela Presidência do Regional, o projeto de Gestão por Competência está em desenvolvimento há cerca de um ano no TRT, em conformidade com a Resolução 92/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A implantação do projeto está a cargo da Leme Consultoria, que capacitou inicialmente uma equipe composta por 22 servidores, representantes de todas as áreas do Tribunal.

 

Curso


      A programação teve início com a palestra "Gestão por Competência no Setor Público – Alinhamento com a Resolução 92/2012 do CSJT", proferida pelo professor Rogério Leme, da Leme Consultoria. Com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rogério Leme é autor de vários livros sobre o tema.

O filósofo e professor Mario Sergio Cortella, com o tema "Gestão por Competência: a Urgência do Autodesenvolvimento", fechou a primeira parte do programa. Doutor em Educação pela PUC-São Paulo (com direito a orientação pelo professor Paulo Freire), Cortella lançou, pela editora Vozes, "Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética".

 

À tarde, divididos em três grupos, os servidores participaram de oficinas de capacitação de gestores coordenadas pelos consultores Rogério Leme, Renan Sinachi e Euclides Júnior. As atividades se baseiam no tema "Gestão por Competência com os Recursos da Própria Instituição" e terão sequência no segundo e último dia do curso, nesta sexta-feira, 21.

Unidade Responsável:
Comunicação Social