2ª Mostra de Boas Práticas “Yvelize Borges” é encerrada com premiação

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O corregedor regional do TRT-15, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, encerrou, na tarde de sexta-feira, 29/11, a apresentação da 2ª Mostra de Boas Práticas "Yvelize Borges", promovida pela Corregedoria Regional do TRT-15. O evento reuniu, ao longo do dia, no auditório do Tribunal, além de servidores representando Varas do Trabalho da 15ª envolvidas na seleção dos trabalhos, os desembargadores Fernando da Silva Borges, vice-presidente administrativo, Henrique Damiano, vice-presidente judicial, José Pitas, vice-corregedor, Susana Graciela Santiso e José Otávio de Souza Ferreira, além do juiz auxiliar da Corregedoria, Wilton Borba Canicoba. Também participaram o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia, juízes, servidores e familiares da servidora Yvelize, falecida em janeiro deste ano, e homenageada por sua atuação de mais de 20 anos dedicados ao TRT-15, especialmente na Vara do Trabalho de Itanhaém, onde foi diretora desde a inauguração da unidade, em 29 de outubro de 1990.

Antes da apresentação das práticas vencedoras, foi apresentado aos convidados um vídeo de 16 minutos, realizado pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-15, baseado em entrevistas com servidores da VT de Itanhaém, onde Yvelize Borges trabalhou até a sua aposentadoria (clique aqui para ver o vídeo). A reportagem especial também contou com entrevistas a familiares da servidora, amigos e autoridades locais de Itanhaém, e emocionou a todos.

A desembargadora Susana Santiso, ao entregar uma placa à irmã e ao filho da homenageada, respectivamente Márcia Monteiro Coelho e Ismael Coelho de Oliveira Borges, lembrou que trabalhou apenas dois meses com Yvelize, na 1ª VT de Fernandópolis, no início de sua carreira de magistrada. A desembargadora elogiou a reportagem, ressaltando o lado humano de Yvelize, e afirmou que "quem a conheceu sabe que tudo que falam dela é verdade".

O desembargador Zanella salientou a importância do evento, considerado "significativo" pelo corregedor, por ter reunido a família da homenageada e pela excelente palestra proferida por Claudia Manoela Prates Chagas, consultora de qualidade e coordenadora do Núcleo de Priorização ao 1º Grau junto à Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade (Ageq) no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O desembargador elogiou também as práticas apresentadas neste ano, comentando uma por uma, e encerrou apresentando uma campanha do jornal "O Estado de S.Paulo", em que um boneco de ventríloquo afirma: "Eu falo e penso com a cabeça de outra pessoa. Não tenho opinião formada. Minhas reflexões são breves... superficiais. Mas, a culpa não é minha. Juro que se eu tivesse um cérebro como o seu tudo seria diferente. Não seria?".

O desembargador, elogiando a criatividade e a capacidade de improvisação do brasileiro, aproveitou a frase da propaganda do jornal "Se eu tivesse um cérebro" para conclamar a todos que apresentem sua opinião, porque "tudo pode ser mudado". Ele mesmo afirmou que aprende todos os dias, e que aprendeu muito com as práticas apresentadas.

Práticas vencedoras

Ao todo foram oito práticas inscritas (veja aqui todas as práticas), neste ano, na mostra realizada pela Corregedoria Regional do TRT. Antes do anúncio das três vencedoras, escolhidas pela Corregedoria, o cerimonial do evento apresentou a prática "Gestão Motivacional de Pessoas", como a mais votada pela internet, com mais de 300 votos de servidores de todo o Regional. A prática mais votada pelos servidores é de iniciativa da diretora da Vara do Trabalho de Penápolis, Virgínia Abrantkoski Borges. A prática vencedora da 2ª Mostra foi "Planilhas para filtrar dados de relatórios do Programa de Acompanhamento Processual (Oracle)", de autoria dos servidores Jaime de Souza Domiciano e Sisenando Gomes Calixto de Sousa, do Fórum Trabalhista de Taubaté.

A segunda colocada, "Utilização ágil de ferramenta eletrônica", é de autoria da diretora Sandra Cristina Ribeiro da 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba. A terceira prática vencedora, "Planilha auxiliar para liberação de valores", é de autoria do servidor Luís Carlos Gomes Caliari, da 5ª Vara do Trabalho de Campinas. As três práticas vencedoras e também a mais votada pelos servidores receberam uma placa comemorativa, da Corregedoria, e uma premiação do Sindiquinze. Participaram da entrega dos prêmios os desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, José Pitas e José Otávio de Souza Ferreira e, também, o secretário da Corregedoria Regional, Vlademir Nei Suato, e o presidente do Sindiquinze, José Aristéia.

Unidade Responsável:
Comunicação Social