3.148 candidatos participam da primeira fase do XXVII Concurso para Magistrados do Trabalho da 15a

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Um total de 3.148 candidatos participaram neste sábado (6/4), no Campus II da Universidade Paulista (Unip), em Campinas, da primeira fase do XXVII Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura do Trabalho do TRT da 15ª Região. A prova, de caráter eliminatório e classificatório, compreendeu cem questões objetivas de múltipla escolha nas áreas dos Direitos Individual e Coletivo do Trabalho, Processual do Trabalho, Administrativo, Penal, Constitucional, Civil, Processual Civil, Internacional e Comunitário, Previdenciário, Empresarial e da Criança e do Adolescente. O concurso visa ao preenchimento imediato de 33 cargos de juiz do trabalho substituto. Cinco por cento das vagas estão reservadas para deficientes físicos.

O evento mobilizou cerca de 200 servidores e 75 magistrados do Regional, que atuaram, respectivamente, como fiscais e presidentes de sala, e contou com a colaboração das Polícias Federal e Militar, não tendo sido registrado nenhum incidente.

Os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, presidente do TRT e da Comissão do Concurso, e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, também integrante da Comissão, visitaram, juntamente com o representante da OAB, Oscar Alves de Azevedo, e de membros da Comissão Examinadora dessa primeira fase do certame, sala por sala, desejando boa sorte aos candidatos.

O gabarito da prova será disponibilizado nesta terça-feira (9/4) no site do TRT. Eventuais recursos devem ser apresentados nos dias 10 e 11 de abril. Serão convocados para a segunda etapa os 300 candidatos que obtiverem as maiores notas após o julgamento dos recursos, sendo que todos os empatados na última posição de classificação serão admitidos às provas escritas. A sessão de divulgação dos resultados será realizada no dia 9 de maio e a lista dos aprovados será publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho no dia 10.

A Comissão Examinadora desta primeira etapa do concurso, responsável pela elaboração e aplicação das provas, bem como pela análise das impugnações eventualmente propostas, é presidida pelo juiz Jorge Luiz Souto Maior, titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí. Os demais integrantes são o juiz Guilherme Guimarães Feliciano, titular da 1ª VT de Taubaté, e a advogada Silvana Machado Cella, representando a OAB. Como suplentes, a Comissão conta com as juízas Eliane de Carvalho Costa Ribeiro, da VT de Hortolândia, e Lúcia Zimmermann, da VT de São Sebastião, além do advogado Moyses André Bittar.

Próximas etapas

O desembargador Cooper, juntamente com a comissão do concurso, visitou sala por sala desejando boa sorte aos candidatos. A prova transcorreu sem nenhum incidente: começou no horário previsto e não houve nenhum retardatário

A segunda etapa do certame inclui duas provas escritas, também de caráter eliminatório e classificatório. A primeira, discursiva, prevista para o dia 25 de maio, e a segunda, prática (prova de sentença), a se realizar em 26 de maio. Na terceira etapa, de caráter eliminatório, o candidato habilitado nas fases anteriores será submetido a uma sindicância de sua vida pregressa, bem como a exames de sanidade física e mental e psicotécnico. Segue-se, então, uma prova oral, de caráter igualmente eliminatório e classificatório, cujo sorteio de pontos está previsto para setembro, porém ainda sem data definida. A quinta e última etapa do concurso, apenas classificatória, é a avaliação de títulos do candidato.

Unidade Responsável:
Comunicação Social