Cerca de 100 estudantes de Direito conhecem as instalações e o funcionamento do TRT

Conteúdo da Notícia

Por Beatriz Assaf

Cerca de 100 alunos de Direito da Faculdade Metrocamp e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), ambos de Campinas, e da Faculdade Sudoeste Paulista, de Avaré, visitaram na tarde desta quarta-feira (18/9) a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Os estudantes da Metrocamp vieram acompanhados do professor Moysés André Bittar, e os do Unisal estavam com a professora Ana Lúcia Magano. Já os acadêmicos de Avaré viajaram com a coordenadora do curso de Direito, Maria Lúcia Porcel Pinto.

No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, os alunos receberam material informativo sobre o Regional e foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência da Corte, Paulo Eduardo de Almeida, que narrou um pouco da história da 15ª. Na sequência, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do TRT, que resume a história da Corte e destaca seu papel na sociedade.

O desembargador José Pitas, vice-corregedor regional e presidente da 2ª Seção Especializada em Dissídios Individuais (2ª SDI), disse estar "muito feliz com a presença de cada um" dos alunos. Pitas afirmou que ter uma dimensão mais realista do Direito é muito importante para a formação dos futuros bacharéis. "Eu gosto do ensino prático, da realidade, não apenas da teoria", acrescentou o desembargador.

Desafios futuros

Depois do intervalo para o café, o grupo encontrou-se com o diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, na Biblioteca do Regional. O diretor da Ejud informou aos estudantes que, enquanto eles estavam conhecendo o Tribunal, ocorria na sala ao lado a prova oral do XXVII Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª Região. Samuel aproveitou o momento para explicar as fases do concurso aos estudantes e dizer que espera tê-los como "futuros colegas de trabalho".

O desembargador afirmou que o desafio das próximas gerações de advogados será trabalhar de forma sucinta e conseguir destacar o processo dentre os milhares que chegam todos os dias às varas e tribunais. Para finalizar, Samuel ressaltou que "a sensação de fazer justiça não tem preço".

A coordenadora Maria Lúcia Porcel Pinto agradeceu, em nome da Faculdade Sudoeste Paulista, a oportunidade da visita e afirmou que conhecer o Tribunal da 15ª faz com que "os alunos aprendam cada vez mais". Já a professora Ana Lúcia Magano, do Unisal, também ao agradecer ao Tribunal pela acolhida, disse que o direito do trabalho "é o mais importante". Por sua vez, o professor Moysés André Bittar, da Metrocamp, destacou que a visita "permite aos alunos o contato direto com a advocacia e a magistratura".

Para Wilian Rosa, aluno de Avaré, a oportunidade de "ver de perto e ao vivo como funciona uma audiência" foi o que mais lhe acrescentou conhecimento. Já a estudante Cibele Zumerle, da Metrocamp, afirmou ter ficado muito feliz em poder conhecer as instalações do TRT-15 e disse sonhar em trabalhar no Tribunal. "Se todas as justiças fossem iguais à Justiça do Trabalho as coisas seriam muito melhores", opinou Cibele. Por sua vez, Guilherme Pinheiro, do Unisal, disse que ter acesso ao edifício-sede do Tribunal foi muito importante e ressaltou a experiência de acompanhar o trabalho da 2ª SDI. "A sessão, em si, foi fantástica."

Encerrando a visita, os estudantes conheceram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Tribunal, na sede administrativa da Corte, também no Centro de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social