Corregedor Regional abre a 2ª edição da Mostra de Boas Práticas da Justiça do Trabalho da 15ª Região

Conteúdo da Notícia

Por Priscila Jordão

O corregedor regional, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, deu início na manhã desta sexta-feira (29/11) à 2ª Mostra de Boas Práticas da Justiça do Trabalho da 15ª Região. O evento foi criado em 2012 para identificar e disseminar as experiências de sucesso desenvolvidas pelas varas do trabalho (VTs) e pelos servidores da 15ª. Além do corregedor regional, a mesa de abertura foi composta pelos desembargadores Fernando da Silva Borges, vice-presidente administrativo do TRT15, Henrique Damiano, vice-presidente judicial, e José Pitas, vice-corregedor.

Para o desembargador Zanella, "o evento é um momento muito importante para o Tribunal". Segundo o magistrado, a mostra valoriza os servidores da 15ª. "É uma oportunidade de mostrar para os juízes e servidores as boas práticas realizadas em nosso Regional. Além disso, é relevante mencionar que, mesmo com toda a sobrecarga de trabalho, tivemos uma participação intensa, com muitas pessoas pró-ativas, dispostas a participar."

O corregedor destacou a presença, no evento, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia Pereira, e esclareceu que o presidente do TRT15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, não pôde estar presente por conta de compromissos inadiáveis. Zanella também agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Marcelo Bandeira Pereira, que autorizou a vinda a Campinas da servidora Claudia Manoela Prates Chagas, consultora de qualidade da Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade (AGEQ) do TJRS, para fazer a palestra de abertura da mostra, com o tema "Assessoramento de Gestão Cartorária em Unidades Judiciárias de Alta Criticidade".

O evento contou ainda com a presença do juiz auxiliar da Corregedoria Regional, Wilton Borba Canicoba, bem como da diretora-geral substituta do Tribunal, Adriana Martorano Amaral Corchetti, e do secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, entre outros servidores. A mostra conta com o apoio da Assessoria de Gestão Estratégica do TRT15.

Inovação

Ao todo foram selecionadas oito práticas para a mostra, e três delas foram premiadas. Uma delas é a "Planilha Auxiliar para liberação de Valores", desenvolvida pelo servidor Luís Carlos Gomes, da 5ª VT de Campinas. A prática se constitui numa planilha de Excel acessível a qualquer servidor, que, ao preenchê-la com alguns dados, consegue gerar o valor exato a ser liberado, excluindo assim o uso de calculadora e evitando possíveis erros.

Na mesma VT também foi implantado o "Fim dos Correios para o órgão externo", prática criada pela diretora da secretaria da unidade, Leila Lourenço Delesposti Pedrosa. Nesse caso, foi simplificada a expedição de ofícios. Antes era necessário que um servidor fosse responsável pela minuta do despacho, outro, pela digitação do ofício, um terceiro fazia a preparação do documento para a expedição pelos Correios e, finalmente, um quarto servidor fazia a expedição de fato. A mudança introduzida por Leila faz com que apenas um servidor seja responsável por todo o processo de envio dos ofícios.

Outra prática participante da mostra é a "Utilização Ágil de Ferramenta Eletrônica", criada pela servidora Sandra Cristina Ribeiro, diretora da secretaria da 2ª VT de Sorocaba. A iniciativa visa "atribuir a tarefa certa para a pessoa certa, gerando motivação e produtividade", afirma Sandra. O objetivo é efetivar a penhora sobre o melhor bem possível para a garantia da execução. A servidora ressalta que "agora que a informática está exigindo mais, as pessoas têm que ter a humildade de aprender".

A mostra foi transmitida online, por meio do site do TRT, para todas as unidades da 15ª.

Homenagem

O evento foi encerrado com uma homenagem in memoriam à servidora Yvelize Ofélia Coelho de Oliveira Borges, que foi diretora de secretaria da VT de Itanhaém.

Yvelize iniciou suas atividades na Justiça do Trabalho em 1977, como auxiliar judiciário, na então 17ª Junta de Conciliação e Julgamento (como eram chamadas as varas trabalhistas) de São Paulo, sob jurisdição do TRT da 2ª Região, sediado na capital paulista. Em maio de 1982, transferiu-se para a JCJ de Itapecerica da Serra. Sete meses depois, voltou a trabalhar na capital, na 22ª JCJ, onde permaneceu até 1984. Em outubro daquele ano, passou a atuar na JCJ de Barueri, exercendo a função de auxiliar judiciário até março de 1985, quando foi empossada no cargo de oficial de justiça avaliador. Em 4 de novembro de 1986, assumiu a direção da secretaria da JCJ de Fernandópolis, que passaria, um mês depois, para a jurisdição do TRT da 15ª Região, com sede em Campinas. Transferiu-se, quatro anos depois, para Itanhaém, para comandar a secretaria da JCJ local. Nessa unidade, ficou por mais de 20 anos, até se aposentar, em 2010. Faleceu em 26 de janeiro de 2013.

Unidade Responsável:
Comunicação Social