Desembargador Renato Buratto integra lista tríplice para vaga de conselheiro no CNJ

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

O desembargador Renato Buratto, do TRT da 15ª Região, está concorrendo a uma das vagas da Justiça do Trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado foi escolhido na tarde desta quinta-feira (2/5), pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), para integrar a lista tríplice da vaga para magistrado de segundo grau, juntamente com os desembargadores José Maria Quadros de Alencar, do TRT da 8ª Região (PA e AP), e Flavio Portinho Sirangelo, do TRT da 4ª Região (RS). Dezesseis desembargadores estavam inscritos para a vaga.

Natural de Campinas, Renato Buratto foi nomeado pelo presidente da República Fernando Henrique Cardoso juiz togado do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em maio de 1998, pelo instituto do quinto constitucional, em vaga destinada aos advogados. Vice-presidente judicial da Corte no biênio 2006-2008, também presidiu o Regional entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012. Em outubro de 2011 elegeu-se coordenador do Coleprecor, cargo que exerceu até dezembro de 2012. Condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário (grau Grande Oficial) do Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho em agosto de 2012, tomou posse em março de 2013 como conselheiro consultivo do Coleprecor.

O CNJ é composto por 15 conselheiros, sendo nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social