Desembargadores da 15ª conhecem Centro Tecnológico da Marinha

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente da 15ª, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, juntamente com mais seis desembargadores, dois juízes e o assessor econômico do TRT participaram de uma visita institucional nesta segunda-feira, 19/8, no Centro Experimental Aramar (CEA), localizado no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, no município de Iperó, localizado na região de Sorocaba.

A comitiva foi formada pelos desembargadores Samuel Hugo Lima e Tereza Aparecida Asta Gemignani, respectivamente o diretor e a vice-diretora da Escola Judicial do TRT-15; pelos desembargadores Helcio Dantas Lobo Júnior, Eder Sivers e João Batista Martins César; pelos juízes André Augusto Ulpiano Rizzardo, titular da 12ª VT de Campinas, e Orlando Amâncio Taveira, titular da VT de Caçapava; e pelo assessor econômico do TRT-15, Roberto Guenji Koga.

A programação da visita, que durou toda a manhã e parte da tarde, contou com uma apresentação geral dos projetos desenvolvidos pelo Centro Experimental de Aramar, feita pelo vice-almirante Carlos Passos Bezerril, e incluiu uma visita às suas instalações.

No Centro Experimental de Aramar (CEA) estão implantadas usinas de demonstração industrial de processos, fábricas, bancadas de teste e o protótipo de instalação nuclear de água pressurizada.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP)

As principais atividades do CTMSP são organizadas em dois programas: combustível nuclear e propulsão nuclear. O programa do combustível nuclear tem por objetivo a obtenção de capacitação tecnológica nas seguintes etapas do ciclo do combustível nuclear: conversão, enriquecimento e fabricação de combustível cerâmico, demonstrada por usinas-piloto.

O programa de propulsão nuclear tem por objetivo a obtenção de capacitação tecnológica no projeto, fabricação de componentes, construção e operação de instalações de geração elétrica adaptáveis e propulsão naval, demonstrada por um protótipo que funcionará como laboratório de geração eletronuclear. Esses programas produzem fortes efeitos de arraste tecnológico, capacitando o CTMSP a oferecer diversos produtos e serviços para clientes não militares.

Unidade Responsável:
Comunicação Social