Em Tatuí, capital da música, ambiente na vara do trabalho também preza pela harmonia

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

Colaborou Letícia Boaretto

Depois de dar início às suas atividades na semana em Tietê, na manhã da última terça-feira, 4, o Grupo Móvel da Presidência de Atenção às Unidades de Primeira Instância (GMP), coordenado pelo juiz Flavio Landi, esteve na tarde do mesmo dia em Tatuí, a "capital da música", título conquistado graças ao Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", que há quase 60 anos forma profissionais de música e artes cênicas.

Em Tatuí, O GMP pôde constatar que harmonia é algo valorizado além das fronteiras musicais. No que concerne ao ambiente de trabalho, a vara trabalhista (VT) local também "funciona por música", com entrosamento inclusive em atividades externas ao expediente diário. No final deste mês, a correria do dia a dia com as ações trabalhistas dará lugar à dança de quadrilha. Em vez de processos, os balcões e prateleiras (das barracas, no caso) estarão cheios de doces e salgados tão apetitosos quanto característicos. Em lugar do pregão de partes e advogados para as audiências, o que se ouvirá será a música típica da época, e o visual sisudo das pautas e editais afixados nas paredes estará ao menos temporariamente encoberto pelas tradicionais bandeirinhas. No próximo dia 28, a partir das 16 horas, no estacionamento do prédio, terá início a esperada festa junina da VT, organizada e produzida pelos servidores.

Iniciativa do juiz titular da unidade, Marcus Menezes Barberino Mendes, em conjunto com advogados que fazem parte da diretoria da OAB local, a celebração quer ir além da alegria e descontração. Toda a renda auferida com a venda dos ingressos (R$ 10 cada) e dos "comes e bebes" será revertida à Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. Aliás, o bolinho de frango, iguaria famosa na cidade, está garantido na festa, afirma a diretora da secretaria da VT, Daisy Cristina da Silva, e a música estará a cargo de uma banda formada por músicos do Conservatório.

Esta é a primeira vez que a VT realiza um evento desse tipo, mas a animação é tanta que uma confraternização de final de ano já está nos planos.

Literatura como companheira

Rogério Alberto Gonçalves Stefanelli é servidor da VT de Tatuí desde que ingressou na Justiça do Trabalho da 15ª Região, em 2006. Nos últimos dois anos, conciliou o trabalho na unidade com os cuidados à filha Júlia, hoje com cinco anos, e com o curso de Gestão Financeira na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, além da viagem diária desta cidade, onde mora, a Tatuí (cerca de 100 quilômetros, ida e volta, segundo Rogério).

Seus planos incluem se candidatar à função de assistente de cálculo na VT e possivelmente fazer um novo concurso, desta vez para o cargo de auditor fiscal (do trabalho ou da Receita Federal). Mas uma paixão alheia ao serviço público o acompanha há pelo menos 15 anos – Rogério tem veia de contista. O gênero que consagrou o paranaense Dalton Trevisan é também o favorito do servidor, que já escreveu cerca de 30 contos.

Um deles foi selecionado em 2007, num concurso promovido pelo Sesc de Brasília. Como prêmio, "No Rastro do Bicho", sobre a caçada a uma onça que estaria atacando animais de um sítio ("os caçadores descobrem na floresta algo que mete medo até no felino", revela Rogério, em tom de suspense), foi publicado no livro "Coletânea de Contos – Prêmio Sesc de Contos – Machado de Assis", seleção com os 15 textos vencedores. Já "Uma Noite Monumental", que narra a história de uma estátua que ganha vida e a reação das pessoas ao fenômeno, recebeu menção honrosa no XVI Concurso Literário do Departamento de Letras da Universidade de Sorocaba, em 1997. "A correria dos últimos anos me afastou um pouco da literatura, mas eu pretendo voltar a escrever."

"Cidade Ternura"

A palavra tatuí tem origem no tupi-guarani e significa "água do rio do tatu". Conhecida pelos moradores locais como "cidade ternura", Tatuí possui cerca de 107 mil habitantes (IBGE, 2010), dos quais aproximadamente 60% trabalham no setor industrial, importante segmento da economia municipal.

A cidade tem algumas peculiaridades, como a maior coleção de bambus da América Latina, localizada na Estação Meteorológica, no quilômetro 10 da Rodovia Mario Batista Mori, e uma das maiores árvores de Natal naturais do mundo, na Praça Martinho Guedes. O aeroclube local é um dos maiores de voo a vela (planadores) do País, tanto em número de aeronaves, quanto na quantidade de pilotos formados. Outra particularidade do município é o grande número de estádios de futebol: dez, no total.

Capital da Música

Município de forte tradição musical, Tatuí foi escolhida para sediar o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", ou simplesmente o Conservatório de Tatuí, como é conhecido. Trata-se da maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil. Mantido pela Secretaria Estadual da Cultura, o Conservatório, que completará 60 anos em 11 de agosto de 2014, forma músicos, atores, técnicos de áreas afins às artes cênicas (maquiadores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas, por exemplo) e luthiers, que são os profissionais especializados na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, como violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, guitarras e bandolins.

Atualmente, são oferecidos 47 cursos, todos gratuitos, com duração média de seis anos (além dos opcionais dois anos de aperfeiçoamento). O Conservatório proporciona ainda três tipos de bolsas com remuneração, para que os alunos possam se dedicar exclusivamente ao estudo da música e/ou artes cênicas. Por tudo isso, Tatuí se tornou também a "Capital da Música" do Estado de São Paulo, título oficializado em 2007, pela Lei Estadual 12.544.

Interação

O Grupo Móvel da Presidência de Atenção às Unidades de Primeira Instância (GMP) foi criado com a missão de interagir com todas as 153 varas do trabalho da 15ª, bem como com os postos avançados (são nove até o momento). O GMP busca identificar as demandas locais e criar oportunidades de aprimoramento. As dinâmicas aplicadas pelo Grupo têm ênfase em indicadores de estresse e qualidade de vida, além de uma pesquisa com os jurisdicionados e partes sobre suas experiências com a Justiça do Trabalho. (Com informações da Prefeitura de Tatuí e do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos")

Unidade Responsável:
Comunicação Social