Emoção marca homenagem da 15ª a Amauri Mascaro Nascimento

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco e Letícia Boaretto

Abrindo o segundo dia dos trabalhos do 13º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, foi prestada pelo TRT da 15ª Região uma homenagem ao conhecido jurista, professor e doutrinador Amauri Mascaro Nascimento. Considerado um referencial no mundo do Direito, Mascaro, ainda em atividade, destacou-se ao longo de sua vida profissional em todas as áreas nas quais atuou. Entre elas estão o Ministério Público Estadual, a Magistratura e a Academia, além de ser autor de inúmeras obras, todas consideradas marcantes, especialmente as relacionadas ao Direito do Trabalho.

Coube ao desembargador Lorival Ferreira dos Santos, do TRT da 15ª, fazer uma saudação ao homenageado. "Eu fiquei extremamente feliz pelo convite do Tribunal para saudar o meu amigo Amauri Mascaro", comemorou Lorival. Ao dizer que faria um brevíssimo resumo do currículo de Mascaro, Lorival descreveu a carreira de sucesso percorrida pelo jurista, desde o ensino básico, ainda em Campinas, cidade natal do professor.

Lorival destacou "a contribuição extraordinária de Mascaro ao mundo do Direito do Trabalho" com sua imensa produção literária. O desembargador lembrou que, entre as homenagens já prestadas pela 15ª ao professor, está a denominação de "Fórum Trabalhista Amauri Mascaro Nascimento", ao prédio da Justiça do Trabalho em Araçatuba.

Entre os episódios realçados da vida de Mascaro, Lorival disse que o homenageado começou profissionalmente muito cedo, como jornalista, mais especificamente, como repórter esportivo, tendo a oportunidade de ser um dos primeiros a entrevistar Pelé, aquele que se tonaria o "Atleta do Século".

Em seguida Lorival fez uma série de abordagens ligadas às lides trabalhistas, tendo como pano de fundo as obras de Amauri Mascaro Nascimento, a quem o desembargador definiu como intérprete que deu vida ao Direito do Trabalho", conferindo a essa área do conhecimento "uma interpretação científica". O magistrado concluiu dizendo estar "extremamente honrado em participar dessa homenagem a um dos mais importantes construtores do Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do País. Muitos anos de vida e saúde, Amauri, e muito obrigado", concluiu.

"Maior prova de afeição do que essa não existe"

Muito emocionado, Mascaro lembrou dos tempos em que conheceu o desembargador Lorival, época em que o atual magistrado era sindicalista. Já na ocasião, disse o jurista, sentiu no jovem que almejava a carreira jurídica a condição de seguir o caminho ao qual se propunha, "mesmo com todas as dificuldades".

"Maior prova de afeição do que essa não existe. Eu me sinto emocionado", agradeceu Amauri Mascaro, dizendo que Lorival havia "esmiuçando" toda a sua vida. Em seguida o homenageado contou histórias amealhadas ao longo de sua carreira de promotor, juiz e de professor, sendo que muitas delas arrancaram gargalhadas e aplausos do público. Na mais aplaudida, o jurista lembrou ter "realizado" até um casamento em uma das Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJs) de São Paulo, nome dado antigamente às atuais varas trabalhistas. Os futuros cônjuges eram ninguém menos que as partes que estavam litigando, sendo que a mulher era a reclamada. O reclamante, que não aceitou uma conciliação quase no valor total da causa, disse: "Eminência (sic), como bom calabrês vim aqui porque quero casar com essa mulher". Mascaro riu, recordando que os "noivos" saíram de mãos dadas da JCJ.

Já na parte final de sua fala, Mascaro, declarando-se realizado, disse que ficava muito feliz por ser homenageado ao lado de Arnaldo Süssekind. Agradecendo mais uma vez à 15ª, disse que recebeu do Regional a única homenagem prestada a ele por um ente da cidade em que nasceu. O jurista deixou ainda uma mensagem aos jovens. "Nunca fujam do trabalho, todos são capazes, e que vocês tenham a mesma sorte que eu tive. Muito obrigado".

Grande Colar

A homenagem foi concluída com a entrega a Amauri Mascaro Nascimento do Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário do TRT da 15ª Região. Coube ao presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, propositor da indicação para a honraria, fazer a entrega da comenda máxima do Regional ao homenageado. Mascaro também foi homenageado pelos filhos, Sônia Mascaro Nascimento e Marcelo Mascaro Nascimento, com entrega de lembranças.

Carreira reconhecida nacional e internacionalmente

Amauri Mascaro Nascimento nasceu em quatro de setembro de 1932, na cidade de Campinas. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos títulos honoríficos. Os principais são: Comenda da Ordem Judiciária Trabalhista, no grau de Comendador, concedida pelo Egrégio Tribunal Superior do Trabalho e Comenda da Ordem do Mérito do Trabalho, no grau de Grande Oficial, concedida pelo presidente da República, José Sarney, na qualidade de Grão-Mestre da Ordem.

Formou-se bacharel em Direito e Ciências Sociais pela PUC-SP, cursou pós-graduação em Teoria do Estado pela Faculdade de Direito da USP e especialização em Dissídio Coletivo ("Collective Bargaining") pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA.

A carreira do jurista começou na Promotoria, em 1958. Depois de promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, foi juiz do trabalho no mesmo Estado e, a partir de 1968, lecionou em importantes faculdades de Direito. Mascaro atuou também como consultor jurídico do Ministério do Trabalho.

Reconhecido doutrinador e responsável pela cultura da Justiça do Trabalho no Brasil, Mascaro Nascimento escreveu mais de 30 livros; publicou mais de 100 artigos; apresentou mais de 750 palestras; participou de mais de 550 conferências e seminários; compôs mais de 90 bancas examinadoras. Também participou de importantes entidades como a Associação dos Magistrados Trabalhistas de São Paulo e Academia Nacional de Direito do Trabalho, entre muitas outras, e das comissões de Modernização da Legislação Trabalhista, Ministério do Trabalho, comissão Técnica de Assessoria BID-Mercosul e comissão de Assessoria à Ordem dos Advogados do Brasil, para citar algumas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social