Escola Judicial faz seminário para juízes vitalícios das Circunscrições de Bauru e Ribeirão Preto
Por Patrícia Campos de Sousa
A Escola Judicial do TRT-15 promove nestas quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, o 1º Seminário Regional de Magistrados Vitalícios das Circunscrições de Bauru e Ribeirão Preto do Judiciário Trabalhista da 15ª Região, com o tema "Conhecimento para uma atuação crítica". O evento, que conta com o apoio da Presidência do Tribunal, será realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) de Ribeirão Preto e reunirá cerca de 70 juízes vitalícios, titulares e substitutos, que atuam nos Fóruns Trabalhistas de Araraquara, Bauru, Franca, Jaboticabal, Jaú, Lençóis Paulista, Marília, Ribeirão Preto, São Carlos e Sertãozinho; nas Varas do Trabalho (VT) de Avaré, Batatais, Bebedouro, Botucatu, Cajuru, Cravinhos, Graça, Itápolis, Ituverava, Matão, Mococa, Orlândia, Ourinhos, Pederneiras, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz do Rio Pardo, São Joaquim da Barra, São José do Rio Pardo e Taquaritinga; e nos Postos Avançados de Américo Brasiliense, Bariri, Igarapava e Morro Agudo.
Em atendimento à Resolução nº 9 de 2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e às diretrizes político-pedagógicas previstas no Programa Nacional de Formação Continuada, mais três seminários regionais para magistrados vitalícios da 15ª estão programados para este ano: nos dias 22 e 23 de agosto, para os juízes das Circunscrições de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto; em 26 e 27 de setembro, para os magistrados da Circunscrição de Campinas; e nos dias 21 e 22 de novembro, para juízes das Circunscrições de Sorocaba e São José dos Campos.
Programação abrangente
Entre as atividades previstas para o primeiro dia do Seminário em Ribeirão Preto estão uma mesa-redonda com o desembargador Lorival Ferreira dos Santos e o procurador do trabalho Nei Messias Vieira, sobre o empregado doméstico; uma dinâmica de grupo sobre a efetividade da execução trabalhista, sob a coordenação das juízas Kathleen Mecchi Zarins Stamato e Renata dos Reis D'Avilla Calil, titulares, respectivamente, das VTs de São João da Boa Vista e de Capivari; e uma conferência do economista e professor da USP Rudinei Toneto Júnior, sobre a atual política econômica brasileira.
O evento prossegue na sexta-feira com mais quatro palestras. Pela manhã, o professor Antônio Ernani Pedroso Calhao, da Fundação Getulio Vargas (FGV), falará sobre "Gestão Estratégica no Poder Judiciário: uma visão contextualizada ao BSC" e o professor Ângelo Soares, da Universidade de Quebec-Montreal, no Canadá, discutirá o tema "Burnout: a organização do trabalho muito além do individualismo".
Após o almoço, Peter Jandi Junior, coordenador do curso de Pós-Graduação em Java Corporativo da Faculdade Politécnica de Campinas e do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Padre Anchieta, apresentará a conferência "Tecnologia de Informação: o digital, o real e o virtual". O evento será encerrado com a palestra "Vale a pena investir em qualidade de vida no trabalho?", a cargo do professor Mário César Ferreira, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. O palestrante tem pós-doutorado em Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho pela Université Paris 1, Sorbonne, na França.
- 3 visualizações