Estudantes de Campinas, Itapira e Bebedouro conhecem a estrutura e o funcionamento do TRT

Conteúdo da Notícia

Por Beatriz Assaf

Cerca de 60 alunos de Direito – da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, Campus Campinas, do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro "Victório Cardassi" (IMESB) e do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) – visitaram na tarde desta quarta-feira (9/10) a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Os estudantes da Mackenzie vieram acompanhados do coordenador do curso, Claudinor Roberto Barbiero, e dos professores Taufik Ricardo Sultani e Erika Chioca Furlan. Já os alunos do IMESB vieram com a professora Patrícia Helena de Ávila Jacyntho, e os futuros bacharéis de Itapira, com a coordenadora do curso de Direito, Denise de Souza Ribeiro.

No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, foi entregue aos alunos o material informativo sobre o Regional. Em seguida, eles foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência da Corte, Paulo Eduardo de Almeida, que narrou um pouco da história da 15ª e sua importância para os jurisdicionados. Na sequência, o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Landi (foto à dir.), explicou aos estudantes como tramita um processo trabalhista. "Para cada ação do magistrado, há uma técnica, um procedimento a ser cumprido."

Logo depois, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do TRT, que resume a história da Corte e destaca seu papel na sociedade, e acompanharam os trabalhos da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal. Antes de iniciar a sessão, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos (à esq.) afirmou que os integrantes da SDC estavam sendo "brindados" com a presença dos bacharelandos e ensinou a estes em que consistem as atividades da SDC.

A sessão (foto abaixo) foi presidida regimentalmente pelo vice-presidente judicial da Corte, desembargador Henrique Damiano, que também registrou sua satisfação com a visita dos estudantes. "Assistir à sessão fará com que a prática do que vocês aprenderam melhore", acrescentou o desembargador.

Depois do intervalo para o café, o grupo conheceu a Biblioteca do Regional (foto abaixo), na qual aprenderam como podem consultar os acervos pela internet.

Encerrando a visita, os alunos se encontraram, no Gabinete da Presidência do Regional, com o vice-presidente administrativo do TRT (foto abaixo, à dir.), desembargador Fernando da Silva Borges, que observou alguns aspectos importantes a respeito do Tribunal, tais como sua jurisdição e o volume processual, o segundo maior do País. O magistrado destacou a relevância da visita, afirmando que "conhecer na prática como tudo funciona é muito importante". Além disso, enfatizou que o contato pessoal com a estrutura da Corte também é muito interessante para o aprendizado dos estudantes e acrescentou que, muitas vezes, "aprende-se mais no Tribunal do que na sala de aula".

O coordenador do curso de Direito da Mackenzie agradeceu, em nome da instituição, a oportunidade da visita e afirmou que a parceria entre a Universidade e o Tribunal é fundamental. Claudinor Roberto Barbiero disse ainda que "unir a teoria à prática é fundamental" e que "conhecer a dimensão de um tribunal acrescenta muito ao conhecimento dos alunos". O coordenador afirmou, por fim, que a visita "ajuda os futuros bacharéis a entender como atua tanto a magistratura quanto a advocacia".

Já a professora Patrícia Helena de Ávila Jacyntho, do IMESB, disse que conhecer as instalações do TRT-15 ajuda na "consolidação do conhecimento prévio". Por sua vez, Denise Ribeiro, do IESI, agradeceu ao Tribunal pela acolhida e afirmou que a visita é umas das poucas oportunidades que os futuros bacharéis têm "de estar em contato direto com o Direito". A professora destacou ainda que, dentre todas as instituições conhecidas, o Tribunal foi o que melhor recebeu seus alunos.

Opiniões

Para Lina Hussein, aluna de Itapira, o ponto alto do dia foi a atenção dada pelos magistrados e servidores do Regional. Por sua vez, Aguinaldo Correa de Lacerda, de Bebedouro, afirmou que a estadia no TRT-15 superou as expectativas. Já o estudante Lucas Martinez, da Mackenzie, apontou a sessão da SDC como o momento "mais relevante" e observou que, antes, não conhecia como de fato funcionava o Tribunal.

Unidade Responsável:
Comunicação Social