Estudantes de Itu e Ituverava visitam sede do TRT

Conteúdo da Notícia

Por Priscila Jordão

Cerca de 60 alunos da Faculdade de Direito de Itu e da Faculdade Doutor Francisco Maeda, de Ituverava, visitaram, nesta quarta-feira (28/8), a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Os alunos de Itu vieram acompanhados pelo professor Romeu Bicalho, que leciona Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Já os alunos de Ituverava vieram com o professor Jucemar Moraes, que atua na área de Direito Constitucional e Direitos Humanos.

No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no primeiro andar do edifício-sede do Tribunal, os alunos receberam material informativo sobre o TRT-15 e foram recepcionados pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, que contou um pouco da história do Regional, e pelo Juiz Flávio Landi, que explicou a função dos postos avançados e o funcionamento das seções especializadas do Tribunal. Na sequência, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do TRT-15, que resume a história da 15ª e destaca seu papel na sociedade.

Em seguida, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais, na ocasião, presidida regimentalmente pela desembargadora Susana Graciela Santiso. O colegiado é presidido pelo vice-presidente administrativo, Fernando da Silva Borges. A magistrada cumprimentou os visitantes e aconselhou os alunos a conhecerem de perto todas as áreas que o direito oferece, aproximando-se do dia a dia das secretarias, dos juízes e das audiências. "Só assim vocês vão entender o que realmente querem seguir, porque não existe coisa pior do que fazer o que não gosta ", concluiu a desembargadora.

O professor Romeu Bicalho, da Faculdade de Itu, afirmou que a visita é uma forma de desmitificar a justiça trabalhista. "Faço essa visita com alunos desde 2005 e isso acaba quebrando certos preconceitos, principalmente nessa área trabalhista em que as faculdades não investem. Os alunos ficam admirados com a forma acolhedora que são recebidos", afirmou o professor. A aluna Andreza Barbosa confirmou com a visita o que ela já imaginava. "Desde quando entrei na faculdade já queria a área trabalhista e sabia que advogar não estava nos meus planos e sim os concursos públicos", afirmou.

Para o Aluno José Aparecido Freitas Castro, que está no último ano do curso da Faculdade de Ituverava, a visita foi muito boa. "É a área que eu pretendo seguir, e o que mais me chamou a atenção aqui no prédio foi o plenário", disse o estudante. Já para o professor Jucemar Moraes, também de Ituverava, o Direito não se resume à sala de aula. "É necessário pelo menos uma visão mínima da prática, sobretudo dos órgãos públicos, e entender como funciona a justiça eficiente que é a do trabalho".

Depois do intervalo para o café, os futuros bacharéis foram conhecer a Biblioteca do Tribunal, localizada no 3º andar do prédio e, posteriormente, o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal, localizado na sede administrativa do TRT, também no centro de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social