Estudantes de SJ dos Campos, SJ da Boa Vista e Barretos visitam sede da 15ª
Por Beatriz Assaf
Cerca de 80 alunos de Direito da Faculdade do Vale do Paraíba (São José dos Campos), da Fundação de Ensino Octávio Bastos (São João da Boa Vista) e da Faculdade de Barretos visitaram, na tarde desta quarta-feira (5/6), a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Os alunos do Vale do Paraíba vieram acompanhados pelo professor Marco Antonio Folegatti de Rezende, que também é juiz do Trabalho substituto na 15ª, e pelos professores Luiz Fernando F. de Souza, Clélio Marcondes Filho e pela professora Márcia Duarte Spina. Já os de São João da Boa Vista estavam com o professor Odenir Donisete Martelo, e os de Barretos com a professora Joana Cristina Paulino Bernardes.
No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, os alunos receberam material informativo sobre o TRT-15 e foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, que contou um pouco da história do Regional. Na sequência, os estudantes assistiram ao vídeo institucional da Corte, que resume a história da 15ª e destaca seu papel na sociedade.
Ainda no Plenário, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de julgamento histórica, da 1ª Seção de Dissídios Individuais (1ª SDI), na qual, pela primeira vez, foram julgados processos ajuizados pelo sistema do processo judicial eletrônico (PJe). A sessão foi precedida de uma exposição aos estudantes, feita pelo corregedor regional, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que também é presidente da 1ª SDI. O magistrado lembrou aos estudantes, bem como aos magistrados que participavam da sessão e ao Ministério Público, que todos vivenciavam um momento histórico do TRT-15. "No futuro, lembraremos que naquele dia a 1ª SDI julgou pela primeira vez o Pje, e eu estive lá", previu o magistrado. Zanella lembrou aos alunos a importância da visita, especialmente porque alguns dos alunos poderão trabalhar no Tribunal algum dia. O desembargador também explicou detalhes do funcionamento das sessões, incluindo o critério de antiguidade, que norteia inclusive a disposição dos magistrados nas cadeiras, durante os julgamentos. O corregedor regional cumprimentou ainda os professores pela iniciativa de trazer os futuros bacharéis para conhecerem o funcionamento da Justiça do Trabalho.
Depois do intervalo para o café, os estudantes foram visitar a Biblioteca do Tribunal, localizada no 3º andar do prédio. Lá foram recebidos pelas servidoras Monica de Oliveira Jurgersen e Laura Regina Salles Aranha que os ensinaram a consultar o acervo da biblioteca, virtualmente. Os estudantes puderam ainda levar para casa livros e revistas que estavam sendo doados.
Encerrando a visita, os estudantes foram recebidos pelo presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, no Gabinete da Presidência, no 15º andar do prédio. O desembargador relembrou o fato de os futuros bacharéis terem participado de uma sessão histórica para o Tribunal. O presidente disse que o TRT é muito maduro e que os juízes têm liberdade para expressar suas opiniões durante os julgamentos. Flavio Cooper agradeceu a presença dos estudantes e lembrou o trabalho da Escola Judicial: "As meninas da escola fazem um trabalho primoroso, muitas faculdades ligam aqui no Tribunal para vir nos visitar". No final o presidente esclareceu as dúvidas dos alunos e professores ali presentes.
O professor e juiz Marco Antonio Folegatti de Rezende, da Faculdade do Vale do Paraíba, realçou a importância da visita, especialmente por ajudar os alunos a desmitificar a Corte e perceber que a Justiça é acessível. Em relação à formação dos alunos, o professor lembra que "aqui os alunos entendem onde se aplica tudo aquilo que eles aprendem na sala de aula". A professora Joana Cristina Paulino Bernardes, de Barretos, também reconhece a importância da visita. " É uma excelente oportunidade para os alunos assimilarem melhor o conteúdo e unirem a teoria à prática". Já o professor Odenir Donisete Martelo, de São João da Boa Vista, disse achar a iniciativa do Tribunal fundamental e acrescentou que "o TRT-15 está sempre dando os primeiros passos, tanto em relação às visitas de estudantes, quanto a respeito do Pje". Martelo afirmou que para os futuros operadores do direito do trabalho, a visita ajuda a aproximá-los da realidade e entender o que é feito no Tribunal.
Para Ana Maringoni, aluna de Direito da UNIFEOB, a visita ao TRT foi "interessantíssima, nunca tinha vindo antes, achei muito importante. Gostei muito de assistir à SDI". O também aluno da UNIFEOB Matheus Barbosa Mintura disse ter adorado visitar o Tribunal. "É uma experiência incrível, tendo em vista o grau de conhecimento e a honra de poder assistir a primeira sessão em PJe". Os colegas de classe Camilo Gilberto Quadros e Allyson de Souza Amaral, estudantes da UNIVAP, disseram que a experiência foi ótima para eles que estão terminando a Faculdade de Direito. "Foi um privilégio conhecer os trabalhos do TRT-15 e essa foi uma grande experiência para acrescentarmos no nosso currículo", concordaram os estudantes.Jéssica Aline Florencio, estudante da Faculdade de Barretos, adorou a experiência nova de conhecer o Tribunal e ressaltou a forma como os juízes pararam o julgamento da SDI para dar explicações aos alunos. Ela afirmou que "a recepção foi muito boa, percebi o quanto os desembargadores são próximos da sociedade". Já a também aluna de Barretos, Mariana Canonico, destacou a defesa oral na SDI. "Achei muito legal poder assistir à defesa oral do advogado, adorei a visita".
- 6 visualizações