Magistrados da 15ª palestram em evento jurídico e filantrópico realizado em Franca

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O 11º Ciclo de Palestras de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho de Franca (Bem Direito), realizado no dia 31 de agosto no Salão Nobre do Senai daquela cidade, reuniu 376 pessoas, e contou com a participação de desembargadores e juízes do TRT-15, além de advogados, procuradores do trabalho, servidores da Justiça, professores e estudantes. O evento foi organizado pela juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira, titular da 2ª VT de Franca. A desembargadora Maria Cristina Mattioli, representando o presidente da Corte, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, compôs a Mesa de Honra na abertura da solenidade, em que foi feita uma homenagem ao advogado falecido Odorico Antônio da Silva, do Sindicato dos Sapateiros, um dos mais antigos da cidade. A homenagem ficou a cargo do advogado José Nelson Aureliano Menezes Salerno. O diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, também participou do evento, ministrando a palestra "Processo Judicial Eletrônico".

O ciclo foi composto de três palestras e uma mesa-redonda. Além da exposição sobre PJe, ministrada pelo diretor da Ejud, constaram também a palestra "Desafios da Justiça do Trabalho na atualidade", a cargo do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), o juiz Alessandro Tristão; e "Desafios da advocacia trabalhista e estratégias em audiências", ministrada pelo advogado Gerson Shiguemori. A mesa-redonda, com o tema "Meio ambiente do trabalho – aspectos jurídicos e práticos", foi coordenada pelo juiz Guilherme Guimarães Feliciano, titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté, e contou ainda, na mediação, com a advogada e professora universitária Iara Marthos Águila, e com os procuradores Élisson Miessa dos Santos e Regina Duarte da Silva, ambos do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região. Toda a renda do evento foi revertida à Casa São Camilo de Lélis, de Franca, que cuida de idosos, e para a APAE de Ituverava.

O ciclo

O Ciclo de Palestras Bem Direito tem como idealizador o juiz do trabalho Wagner Ramos de Quadros, titular da 1ª VT de Catanduva, cuja finalidade é unir filantropia e conhecimento jurídico. A organização geral do evento, em Franca, ficou a cargo da juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira e do assistente de juiz, José Gonçalves Bento. Participaram da Comissão Organizadora o juiz do trabalho Eduardo Souza Braga, os coordenadores das Faculdades de Direito de Franca e de Ituverava, a OAB local e Luiz Gilberto Lago Júnior, em nome do Sindifranca.

O evento contribui, segundo a juíza Eliana Nogueira, para a divulgação do conhecimento jurídico, "trazendo para os estudantes e operadores do Direito uma visão atualizada e antenada com as questões de maior relevância do Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho". A magistrada ressaltou que, durante o evento, uma advogada a procurou, "visivelmente emocionada, dizendo que andava meio desanimada com o Direito do Trabalho e, após participar do Ciclo de Palestras, sentiu-se motivada e renovada a continuar na área, mencionando que os ensinamentos adquiridos serviram como uma injeção de ânimo para sua trajetória profissional". Na visão de Eliana Nogueira "o trabalho voluntário, unindo filantropia e ensinamento jurídico, destaca a responsabilidade social de todos nós, envolvidos no Judiciário Trabalhista, e preocupados com um mundo melhor".

Unidade Responsável:
Comunicação Social