Mensagem do presidente aos servidores

Conteúdo da Notícia

O que é ser servidor público? Segundo o mais popular dicionário do País, é "exercer oficialmente cargo ou função pública". Assim o Aurélio se limita a definir essa categoria de trabalhadores.

Mas quem é, afinal, o servidor público brasileiro? Na frieza dos números, só no Serviço Público Federal, mais de um milhão e cem mil pessoas que, diariamente, desmentem o mito do "barnabé", expressão popularizada pela marchinha composta por Haroldo Barbosa e Antonio de Almeida para o Carnaval de 1948. O termo virou "sinônimo" de funcionário público e estigmatizou os servidores, associados década após década à imagem da mesa vazia e do paletó jogado na cadeira, bem como ao estereótipo de pessoa acomodada, ancorada no emprego vitalício. Infelizmente, ainda hoje é assim que parte da população brasileira enxerga o profissional cujo trabalho é justamente lhe prestar serviço.

No entanto, graças à dedicação de professores, bombeiros, profissionais de saúde e de outros tantos trabalhadores do Serviço Público, das mais diversas áreas, essa visão deturpada do que é o cotidiano do servidor pouco a pouco se dissipa.

Mas quem é ele, enfim?

Aos que o acusam de existir em demasia, respondo que, nos últimos dez anos, seu contingente cresceu apenas 24%, e é menor do que o de vários outros países de economia semelhante ao Brasil. Proporcionalmente, há duas vezes e meia mais servidores na França do que em nosso país. Na Alemanha, são 80% mais, e quase o dobro nos EUA, a pátria por excelência da iniciativa privada. Em relação a países como Dinamarca, Finlândia e Suécia nem é bom comparar.

Aos que lhe conferem a alcunha de ineficaz, recorro ao exemplo daqui mesmo da Justiça do Trabalho 15ª Região, que, em 2012, fez chegar às mãos dos trabalhadores reclamantes nada menos do que quase dois bilhões e meio de reais, um recorde 63% superior ao valor pago no ano anterior.

Aos que o chamam de preguiçoso, ou até de coisa pior, rebato com o meu próprio testemunho. Em 27 anos de carreira na Magistratura, pude presenciar dia a dia o quão é comum os servidores, mesmo já tendo cumprido sua jornada normal, estenderem sua permanência no local de trabalho, para junto com os magistrados avançar um pouco mais na solução dos processos. Essa dedicação é um dos fatores que explicam as marcas inéditas de 258.273 ações resolvidas no último ano na 1ª instância da 15ª, 8% mais do que em 2011, e 119.872 no 2º grau, 37,5% acima do resultado obtido no ano anterior.

Aos que, no entanto, reconhecem o seu valor, eu me associo, e, ao menos no âmbito da Justiça do Trabalho da 15ª Região, invoco a condição de porta-voz, nesta mensagem de congratulação aos servidores públicos pela passagem de seu dia. Pudesse eu neste momento encarnar a figura de um menestrel moderno, um verdadeiro bardo renascido, para cantar um pouco dos feitos dessas centenas de milhares de heróis, em especial dos mais de quatro mil paladinos que formam o quadro de servidores da 15ª.

Parabéns servidor público!

Unidade Responsável:
Comunicação Social