Nova turma de agentes de segurança da 15ª faz curso de atualização profissional

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

"Os senhores têm um papel fundamental no que concerne à segurança pública, uma segurança pública de qualidade, nas dependências do edifício-sede do Tribunal e das demais unidades da Justiça do Trabalho da 15ª Região", sublinhou o presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, na abertura da segunda edição do Curso de Atualização para Agentes de Segurança, na manhã desta segunda-feira, 10. Realizado pela Assessoria de Segurança e pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal (por intermédio da Seção de Capacitação de Servidores), o curso segue até a próxima sexta, 14, no auditório da sede administrativa da Corte, em Campinas, com o mesmo programa da primeira edição, ministrada na última semana. A exemplo do grupo anterior, a turma atual é composta por cerca de 30 servidores da área.

O presidente do Tribunal é um dos integrantes da Comissão de Segurança do TRT, que é composta também pelos desembargadores Gerson Lacerda Pistori, Edmundo Fraga Lopes, Helcio Dantas Lobo Junior e Eder Sivers, além do juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, representante dos magistrados de 1ª instância da 15ª, e do servidor Marcelo Amorim de Menezes. Cooper antecipou que o Regional está elaborando um manual de segurança, "que, dentro da filosofia de democracia que norteia o Tribunal, terá a contribuição dos servidores". Para o desembargador, os agentes de segurança são "pessoas de gestão", que "podem entrar em ação, se necessário", mas que são fundamentalmente "estrategistas que pensam a segurança da Corte". O magistrado ressaltou que os agentes atuam sobretudo "em ações de prevenção, administrando eventuais conflitos numa gama muito ampla de situações, que incluem até prestação de primeiros socorros".

A secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal, Adriana Martorano Amaral Corchetti, assinalou, por sua vez, que o curso está inserido numa política de "educação continuada" empreendida pela administração da Corte. ‘É importante aprender sempre, agregando constantemente novas informações", enfatizou. "Capacitar é o nosso foco", reforçou Adriana, que adiantou a realização de concurso na 15ª, ainda este ano, para o cargo de agente de segurança. "É uma prova da importância que a Corte confere a esses servidores e à sua função institucional."

Já o assessor de Segurança do TRT, Eugênio Pacelli Castro, reiterou que o curso será "um momento de reflexão", em que os agentes de segurança poderão fazer um "alinhamento de ideias", inclusive no sentido de consolidar "uma cultura de segurança no Tribunal". Pacelli observou ainda que a programação do curso foi montada com a participação dos próprios agentes e que os instrutores são "gente que conhece os nossos problemas e falam a nossa linguagem".

          A turma é composta por 30 agentes – programa do curso foi elaborado com a contribuição dos próprios servidores

Especialistas

A primeira palestra, "A consolidação da identidade do agente de segurança", coube ao coordenador do Serviço Destacado de Inteligências da Justiça Federal do Distrito Federal (JFDF), Hipólito Alves Cardozo, e ao agente de segurança judiciária Luciano Santana Lopes, do Superior Tribunal Militar (STM).

Membro do Grupo Especial de Segurança (GES) da JFDF, Cardozo é formado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília, com pós-graduação em Direito Administrativo (Gestão Pública). Professor de jiu-jitsu e de defesa pessoal, já ministrou cursos de segurança de autoridades, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, e na Justiça Federal do Rio Grande do Norte e do Ceará. Coordenou o curso "Segurança Pessoal para Magistrados", em Palmas, Tocantins (outubro de 2012). Seu currículo inclui ainda aulas de defesa pessoal para alunos na Finlândia, em 2011, e participação no XVIII Fórum Internacional de Tecnologias de Segurança, em Moscou, em fevereiro passado. Também em 2013, lecionou no "Curso de Formação de Segurança Judiciária", no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO). Fez estágio em segurança de autoridades no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (2009). Lopes, por sua vez, é graduado em psicologia pela Universidade de Brasília, instituição pela qual é doutorando em Educação e mestre em Atividade Física e Esporte. Cursa também especialização em Inteligência Estratégica, pela Universidade Gama Filho. Policial rodoviário federal até 2010, leciona no curso de graduação em Educação Física na Faculdade Alvorada, na Universidade de Brasília e na Faculdade Anhanguera, todas elas situadas no Distrito Federal. Atuou no Curso de Reciclagem Anual dos Agentes de Segurança Judiciária da Justiça Federal de Sergipe e, a exemplo do colega Cardozo, no "Curso de Formação de Segurança Judiciária" do TRT-18, entre outras atividades.

Segundo Cardozo, os agentes de segurança do Poder Judiciário ainda vivenciam "um processo construtivo da carreira, no sentido de serem vistos efetivamente como "uma força de segurança da Justiça".

A programação da manhã foi concluída com a palestra "Missão, visão e valores do TRT-15 em consonância com o trabalho dos agentes de segurança", proferida pela assessora de Gestão Estratégica do Tribunal, Aurete Nicolodi Zurdo. À tarde, o médico Carlos Alberto Caldeira Mendes, servidor da Secretaria de Saúde do Regional, falou sobre "Capacitação em primeiros socorros".

Nesta terça-feira, 11, "Eficiência no atendimento ao público e técnicas de abordagem" será o tema do programa, a cargo de profissionais da Consultoria e Treinamento em Segurança (Contreseg), que será responsável também pelas atividades da quarta, 12, sob o título "Amparo legal e normativo no desenvolvimento das atividades de segurança judiciária no TRT-15". A empresa ministrará ainda as atividades que complementam o curso, na quinta, 13 ("Inteligência e segurança orgânica aplicada ao exercício do cargo"), e na sexta, 14, quando será feita a avaliação da aprendizagem.

Unidade Responsável:
Comunicação Social