Nova turma de gestores participa de Curso de Desenvolvimento Gerencial

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco e Beatriz Assaf

Cerca de 150 servidores do TRT-15, ocupantes de cargos de gestão, começaram a participar na manhã desta quinta-feira (19/9) do Curso de Desenvolvimento Gerencial 2013, no Hotel Nacional Inn, em Campinas. Realizado com a colaboração do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze) e da Associação dos Juízes Classistas da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ajucla XV), o evento começou com o tema "Liderança e Desenvolvimento de Equipes" e segue até esta sexta, 20. Outra turma, também de aproximadamente 150 gestores, participou do treinamento nos dias 15 e 16 de agosto passado, no mesmo local.

O presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que abriu o evento, compôs a mesa de honra ao lado do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT, Herbert Wittmann (que representou a diretora-geral substituta do Regional, Adriana Martorano Amaral Corchetti), e da secretária substituta de Gestão de Pessoas, Izabel Cristina Braga Arroyo. Ao abrir os trabalhos, Cooper falou de sua alegria em estar com os servidores em um dos eventos que o magistrado considera um dos mais importantes da Corte. O desembargador também comentou sobre a inspeção no TRT-15, conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, entre os dias 10 e 13 deste mês, ocasião em que o ministro destacou o empenho das pessoas que trabalham no Regional, uma vez que a 15ª Região tem um déficit de mil servidores.

Cooper também falou sobre o trabalho do Grupo Móvel da Presidência de Atenção às Unidades de Primeira Instância (GMP), que constatou existir um índice de 60% de servidores com quadro de estresse, resultado considerado alarmante pelo magistrado. "O nosso pessoal está estressado porque está trabalhando com menos mil." O desembargador ressaltou que, mesmo assim, o TRT-15 é um dos tribunais de maior produtividade no país.

Cooper adiantou que o Regional vai atender, em janeiro próximo, um pedido feito pelas entidades que representam os advogados, no sentido de que, nas duas primeiras semanas após o recesso, não haja contagem de prazos, nem audiências. Esse período, em que novos processos serão recebidos normalmente, será utilizado para um mutirão interno em processos na fase de execução. O presidente disse confiar que esse esforço diminuirá a quantidade de execuções na 15ª, que hoje são cerca de trezentas mil.

Ao encerrar a sua exposição aos servidores, Cooper fez um agradecimento especial aos participantes do evento. "Parabéns. Vocês são fantásticos."

Atividade estratégica

Em seu pronunciamento aos colegas, Izabel Arroyo, ao traçar um breve histórico das ações de treinamento voltado aos servidores da 15ª, recordou que, entre a metade dos anos 1990 e o ano de 2006, "ficamos uma década sem nos encontrar". A secretária substituta de Gestão de Pessoas afirmou que o treinamento regular de gestores na 15ª evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma ação estratégica, com impactos na qualidade de vida dos servidores. "A capacitação interfere diretamente nos resultados. Portanto, é estratégica."

Ela encerrou sua fala manifestando o desejo de que "esse evento crie em nós um sentimento extremamente importante, desenvolvendo nossas competências comportamentais". A diretora também fez um agradecimento especial ao presidente do TRT-15, "que ofereceu todas as condições para que esse trabalho fosse realizado".

Programação

A primeira palestra do programa, "Liderança genuína e suas competências essenciais", foi ministrada pela professora Káritas de Toledo Ribas e pelo doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Marcello Árias Danucalov, ambos do Instituto Appana Mind. Os palestrantes destacaram a contribuição da neurobiologia para algumas competências associadas à liderança.

No decorrer do primeiro dia, os gestores participaram de um circuito de atividades, com os temas "Desenvolvendo competências emocionais – lidando com o impossível" (ministrado pelas facilitadoras Lara Azevedo Matos e Giselda Terron), "Conectando pessoas – o poder da escuta" (com os facilitadores Marcello Árias Danucalov e André Rolim) e "Líder como facilitador do trabalho em equipe" (com os facilitadores Káritas de Toledo Ribas e Carlos Eduardo Legal). Ao fim da tarde, foi realizada uma dinâmica, em que se buscou sintetizar a aprendizagem.

O primeiro painel do segundo dia trata do tema "Gestão por competências – resultados e perspectivas", com coordenação da diretora-geral substituta do TRT e do gerente da Leme Consultoria, Renan de Marchi Sinachi. À tarde, a palestra "As competências emocionais e o eneagrama na gestão de pessoas", ministrada pelo psicoterapeuta e presidente do Instituto Rennove (de Florianópolis), Marcio Schultz, encerra as atividades do curso.

Unidade Responsável:
Comunicação Social