Novos servidores do TRT participam de Programa de Integração

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

Sessenta e três técnicos e analistas judiciários do TRT da 15ª Região, empossados entre setembro de 2012 e fevereiro deste ano, iniciaram nesta quinta-feira (22/3) a fase presencial do Programa de Integração para Novos Servidores. Durante dois dias, os servidores acompanharam, no auditório do 1º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, uma série de palestras voltadas a apresentar a estrutura e as metas do Regional e a dinamizar a integração dos ingressantes à instituição.

O evento foi aberto pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Samuel Hugo Lima, que deu as boas-vindas aos participantes, em nome do presidente da Corte, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que não pôde comparecer. "É uma grande alegria e uma honra ter vocês conosco", afirmou o desembargador, ressaltando a competência do quadro de servidores do Tribunal, selecionado mediante concursos públicos muito disputados. Hugo Lima sublinhou, ainda, a importância dessa nova geração de servidores, que chega ao Tribunal numa época de grandes mudanças, de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema que, segundo ele, vem alterar radicalmente a rotina de trabalho nas varas, câmaras e turmas da 15ª. "Vocês serão importantes agentes de mudança. O Tribunal conta com vocês", exortou o magistrado.

A secretária de Gestão de Pessoas do Regional, Adriana Martorano Amaral Corchetti, também destacou o papel dos novos servidores, que, segundo ela, chegam ao Regional preparados para acompanhar a velocidade do mundo moderno. "Esta é uma oportunidade para vocês conhecerem como pensa e se estrutura o Tribunal, o que ele espera de seus servidores, e o que vocês podem esperar da instituição. Queremos fazer com que se sintam parte desse coletivo", esclareceu a secretária. Adriana explicou que as dimensões do Judiciário Trabalhista da 15ª e as constantes nomeações impossibilitam que a integração presencial dos servidores se dê logo após sua entrada em exercício no Regional, dificuldades que, segundo ela, têm sido contornadas com a capacitação virtual, a distância, a primeira etapa do Programa de Integração, com 25 horas-aula. "Espero encontrar vocês daqui a algum tempo e ouvir: ‘Eu sou realmente vocacionado para o Serviço Público e sou feliz'", concluiu a secretária, após agradecer o apoio da equipe da Seção de Capacitação de Servidores, que viabilizou o evento.

Izabel Cristina Braga Arroyo, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT, lembrou que o objetivo do programa não é apenas que os servidores conheçam a cultura organizacional do Tribunal. "Queremos que vocês se encantem com ele." Ela destacou ainda o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), parceiro do Regional na organização de eventos de capacitação de servidores.

Programação intensa

As atividades do Programa na quinta-feira (21/3) foram abertas com a palestra "Aspectos profissionais, psicossociais e afetivos no processo de ambientação dos novos servidores", ministrada pelo psicólogo e psicoterapeuta Ivan Capelatto, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Após o almoço, os servidores acompanharam a exposição do professor José Gabriel de Oliveira Lima, com o tema "Ética e alteridade no Serviço Público – uma visão da filosofia clínica". Na sequência, o servidor João Augusto Germer Britto, da Assessoria Jurídica do Tribunal, falou sobre "A visão cultural e disciplinar do servidor público", e o secretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado, discorreu sobre o tema "Competência recursal/originária e as alterações promovidas pelo PJe".

A programação do dia foi finalizada com uma visita ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura da Corte, instalado na sede administrativa do Regional, também no centro de Campinas, onde os servidores assistiram, no jardim interno do 2º andar do prédio, a uma apresentação do Coral do TRT-15.

As atividades da sexta-feira (22/3) tiveram início com a palestra "Procedimentos e rotinas da 1ª instância: o que muda com o advento do PJe". A palestrante, Iara Cristina Gomes Uliani Martins dos Santos, é diretora de secretaria da Vara do Trabalho de Araras, unidade em que o processo eletrônico vem sendo empregado desde novembro de 2012. Em seguida, o secretário da Corregedoria do Tribunal, Vlademir Nei Suato, apresentou um histórico do PJe e discutiu as perspectivas de utilização da ferramenta.

O evento prossegue após o almoço, com as palestras "Justiça do Trabalho – história e perspectivas" e "Relação Humana e Comportamental na Justiça do Trabalho", a cargo, respectivamente, das desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla. A equipe Psicossocial da Secretaria de Saúde do TRT fecha a programação com a palestra "A construção da identidade do servidor público".

Unidade Responsável:
Comunicação Social