Prova oral do Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª tem 63 aprovados

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

O presidente da Banca Examinadora da Prova Oral do XXVII Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (19/9) o nome dos 63 candidatos aprovados na última etapa eliminatória do certame, com as respectivas notas. A maior média obtida foi 9,66.

Os aprovados ainda passarão por uma prova de títulos, de natureza classificatória. O resultado final seguirá para homologação pelo Órgão Especial do TRT-15 nas próximas semanas. Os 36 candidatos mais bem colocados devem tomar posse e entrar em exercício no Regional já em outubro. O concurso tem validade de dois anos.

Os resultados da prova oral foram apresentados numa sessão pública no Plenário da Corte, em Campinas, com a presença do presidente do Tribunal e da Comissão do Concurso, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper. Também compuseram a mesa de honra da sessão o diretor da Escola Judicial do TRT, desembargador Samuel Hugo Lima, o advogado Oscar Alves de Azevedo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Comissão, e os demais integrantes da banca que aplicou e avaliou a prova oral dos candidatos: a desembargadora Suzana Monreal Ramos Nogueira e os advogados Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade e Fábio Bueno de Aguiar, também representando a OAB.

"Estamos chegando ao fim de mais um concurso. Hoje é um dia de muitas emoções", afirmou o desembargador Flavio Cooper, ao abrir a sessão. O presidente do TRT felicitou os aprovados e destacou a "parceria perfeita" firmada com a OAB, que, segundo ele, indicou advogados experientes e de alto nível para compor a Comissão do Concurso e as várias bancas examinadoras. "Juntamente com a OAB estabelecemos uma filosofia para o concurso que esteve presente desde a primeira prova, focada nos princípios do Direito do Trabalho e não na mera memorização das normas. Nossa expectativa era selecionar pessoas mais maduras, não no aspecto da idade, mas no sentido de serem mais talhadas para enfrentar as questões jurídicas."

Cooper agradeceu também aos integrantes da banca examinadora da prova oral, "que, sob o comando do desembargador Lorival, trabalharam arduamente por quase dez dias na avaliação criteriosa dos candidatos". O magistrado agradeceu ainda aos membros das bancas das provas precedentes e aos servidores da Área de Concursos e Avaliação de Desempenho de Pessoas do Regional, capitaneada por Sandra Maria Duarte Garcia Scatuzzi.

Após cumprimentar os candidatos vitoriosos, o desembargador Lorival agradeceu ao presidente da Corte pelo convite para participar do processo de seleção dos novos magistrados da 15ª, "atividade trabalhosa, mas muito prazerosa". O magistrado parabenizou a Comissão do Concurso pelos critérios escolhidos e afirmou que quem ganhou com isso foi a instituição. Lorival também enalteceu a parceria com a OAB, destacando o papel indispensável dos advogados na administração da Justiça, e estendeu os cumprimentos aos familiares dos candidatos aprovados, "cujo apoio certamente foi fundamental para que completassem sua dura empreitada".

Em nome da OAB, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade falou do "imenso prazer de participar da banca examinadora de um concurso para magistrados do TRT-15, tribunal vanguardista, com juízes de intelecto arejado, um modelo a ser seguido". A advogada, que já participou de outras bancas na 15ª, também ressaltou o caráter diferenciado do XXVII Concurso, que, segundo ela, exigiu da Comissão revisitar várias teses jurídicas. "A advocacia perde grandes valores, mas vocês, da 15ª, terão a honra de conviver com magistrados de primeiro nível, estrelas de primeira grandeza." Em breve discurso, o advogado Oscar Alves de Azevedo parabenizou os futuros juízes do TRT-15 e conclamou-os a consultar sua consciência antes de tomarem suas decisões, "missão difícil, mas honrosa e necessária".

Unidade Responsável:
Comunicação Social