Servidores de várias localidades participam da 2º edição do curso de preparação para aposentadoria

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Bom humor e descontração marcaram o encerramento do segundo curso de Preparação para a Aposentadoria (PPA), organizado em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Gestão de Pessoas do TRT-15. O encontro de 32 servidores aconteceu nesta sexta-feira, 25/10, no auditório do primeiro andar do prédio administrativo, em Campinas, e reuniu servidores de diferentes cidades como Jaú, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Itatiba, Itapetininga, Cajuru e Santa Cruz do Rio Pardo, entre outras.

O responsável pela Assistência Social do TRT-15, Gilberto Antonio Semensato, abriu o evento ressaltando o espírito do curso que, segundo ele, está longe de ser um "bota-fora", mas sim uma preparação para os servidores que já estão pensando em se aposentar. Para a coordenadora de desenvolvimento de pessoas, Izabel Cristina Braga Arroyo, o curso representa um "crescimento da área de gestão" e, ao mesmo tempo, uma desconstrução de maus paradigmas entre os servidores quanto ao próprio trabalho. A coordenadora afirmou, por fim, que o curso tem também o objetivo de convencer cada um dos servidores que somos todos parte da história do TRT-15 e, consequentemente, parte da história do Brasil.


Adelina Maria Pessinatti Ohashi, Gilberto Antônio Semensato e Walkiria de Magalhães são os coordenadores do curso de Preparação para a Aposentadoria (PPA)

A secretária de Saúde, Heloisa Helena Mazon Zakia, agradeceu a parceria de seus colegas da Gestão de Pessoas e Assistência Social e lembrou que a Secretaria de Saúde deve ser tanto o departamento que acolhe o servidor quando ele ingressa no trabalho, como também aquele que o prepara para uma nova fase da vida (aposentadoria).

Um barco de sonhos para todos

Nem todos os 32 servidores que concluíram o curso de Preparação Para a Aposentadoria nesta semana estão nas mesmas condições para se aposentar. Uns já contam os dias, outros sabem que ainda há um período de mais um menos um ano, outros ainda nem têm certeza se querem parar de trabalhar de fato. Todos, porém, alimentam um mesmo sonho: estarem prontos para quando chegar a hora de deixar o Tribunal e iniciar uma nova fase na vida.

Para a capixaba Ana Cláudia Miranda Ayres, lotada em Campinas, na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, o prazo final termina em março de 2015, no mesmo dia do seu aniversário de 53 anos. "Pretendo fazer um ‘ano sabático' de viagens, começando pelo litoral sul da Bahia", comentou a servidora, que é formada em Economia e Direito. Ela disse que o curso foi importante em vários pontos, como por exemplo o de manter contato com colegas que ela conhecia apenas de nome e, principalmente, reavaliar aspectos financeiros.

Para Sônia Aparecida Limberti da Silva, lotada atualmente na Coordenadoria de Controle Interno e há 29 anos trabalhando no TRT-15, o curso serviu para troca de experiências e, também, para ela refletir se deveria continuar trabalhando. "Não planejei nada, só que para mim chegou a hora de parar", disse a servidora que, em janeiro de 2014, deverá parar de trabalhar. "Aposentaria é uma conquista, um tempo de novas possibilidades", concluiu Sônia, que tem planos de aproveitar o tempo livre para retomar as artes, um sonho antigo que chegou a motivá-la a estudar Educação Artística, antes de cursar Direito.

Na visão do servidor Antonio Carlos Correa o curso foi bastante instrutivo e serviu para "abrir horizontes". Em setembro deste ano, ele cumpriu o tempo necessário para requerer a aposentadoria. Mesmo assim, faz planos de continuar por mais três anos trabalhando. Lotado na Assessoria de Precatórios, no edifício-sede da Corte, Antonio Carlos, que trabalha desde os 14 anos e já foi torneiro mecânico na Bosch, a aposentadoria tem um sabor de "dever cumprido". Sem muitos planos, ele pensa apenas em descansar quando chegar o momento de parar de trabalhar. Por enquanto, ele apenas quer concluir sua pós-graduação em Direito Constitucional.

O programa do dia

O módulo de encerramento do segundo curso de Preparação Para a Aposentadoria, que se estendeu nesta sexta-feira, das 8h30 às 18h, contou em seu programa com uma discussão em grupo, sobre o tema "Aposentadoria: qual o sentido?", coordenada pela equipe psicossocial da Secretaria de Saúde. Ainda no período da manhã, os servidores assistiram à palestra ministrada pelo psicoterapeuta Ivan Roberto Capelatto, com o tema " A aposentadoria e suas diretas relações com a autoestima e com a saúde geral".

No período vespertino, uma roda de conversa, com o tema "Vida de aposentado" abriu as atividades do curso, e teve em sua coordenação a equipe psicossocial da Secretaria de Saúde, e as convidadas Marilda Aparecida Alberti Gaban, Sylbene Maria Siqueira Frigeri e Vera Lúcia Roma, todas servidoras aposentadas do TRT-15. A professora da Unicamp Anita Liberalesso Neri apresentou a palestra "Aposentadoria e continuidade do desenvolvimento em adultos e idosos: um binômio possível?". As atividades do grupo foram encerradas com uma dinâmica psicossocial.

Unidade Responsável:
Comunicação Social