Servidores do TRT-15 participam do IV Congresso Brasileiro de Saúde do Judiciário

Conteúdo da Notícia

Por Patrícia Campos de Sousa

A secretária de Saúde do TRT-15, a médica Heloisa Helena Mazon Zakia, o fisioterapeuta Fauzi El Kadri Filho e a assistente social Walkiria de Magalhães representaram o Tribunal no IV Congresso Brasileiro dos Serviços de Saúde do Judiciário, realizado na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. A psicóloga Juliana Barros de Oliveira, a servidora Maria Auxiliadora Ortiz Winkel e a assistente social Maria Ângela Caparroz Arelano Cordeiro, representando a Presidência do TRT15, também estiveram no evento, apresentando aos congressistas os resultados da pesquisa denominada "Qualidade e Vida", que realizam nas unidades de 1ª instância do Regional. O encontro, promovido pelo CJF e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), teve início na quarta-feira (6/11) e foi concluído na sexta, dia 8.

A Secretaria de Saúde apresentou no evento quatro de seus programas. Na área de fisioterapia, os projetos "Prevenção em Ergonomia" e "Programa de Ginástica Laboral". Na  área psicossocial, os programas "Promoção da Saúde no Trabalho: Qualidade de Vida e Clima Organizacional - Supervisão Multidisciplinar de Primeira Instância" e "Preparação para Aposentadoria".  

O Congresso teve por objetivo debater ações de saúde assistenciais, preventivas e periciais, estimular ações interdisciplinares relativas à saúde, divulgar projetos e experiências bem-sucedidas na área e integrar os serviços de saúde dos diversos órgãos da Justiça. Além de mesas-redondas, o evento foi composto de palestras e conferências. Estavam no programa ainda cerca de 84 apresentações de temas livres.

Com periodicidade bienal, o evento é realizado desde 2007, tendo como público-alvo os profissionais de saúde e de recursos humanos vinculados aos serviços de saúde do Poder Judiciário. Segundo o coordenador de Saúde Ocupacional e Prevenção do STJ, Andral Codeço Filho, que também é coordenador nacional do congresso, a ideia é promover a criação de um polo para informação e atualização científicas, integrando os serviços dos vários órgãos do Judiciário. "Você promove a saúde a partir do momento em que divulga, estimula e motiva o indivíduo a executar atos de bem viver, focados na saúde e não na doença".

Na cerimônia de abertura do Congresso, o secretário de Saúde do STJ, Bonfim Abrahão Tobias, ressaltou que o serviço de saúde do Judiciário não é área-fim nem área-meio, mas sim uma área de apoio da maior importância. "O nosso objetivo é oferecer o melhor tratamento aos magistrados e servidores de toda a Justiça brasileira. Por isso, temos que dar a devida importância aos serviços de saúde, porque a manutenção do bem-estar físico e mental dos integrantes do Judiciário depende do bom trabalho de toda a Justiça e da importância conferida aos seus serviços de saúde", defendeu o secretário.

Unidade Responsável:
Comunicação Social