Tribunal dá início a curso de atualização para agentes de segurança da Corte

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

Teve início na manhã desta segunda-feira, 3 de junho, na sede administrativa do TRT da 15ª Região, em Campinas, o Curso de Atualização para Agentes de Segurança, com a participação de aproximadamente 30 servidores da área. Realizado pela Assessoria de Segurança e pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal (por intermédio da Seção de Capacitação de Servidores), o curso segue até a próxima sexta, 7, e também será ministrado a uma segunda turma na próxima semana, de 10 a 14 de junho.

Na abertura das atividades, o desembargador Gerson Lacerda Pistori, membro da Comissão de Segurança do Tribunal, destacou que a segurança "é um problema antigo que se faz cada vez mais novo". Na visão do magistrado, vivemos "numa sociedade cronicamente enferma". Nesse contexto, o desembargador assinalou que os agentes de segurança são, no Regional, "as figuras principais, os elementos referenciais e propagadores das noções e medidas de segurança". Gerson afirmou ainda que "o entendimento da Comissão de Segurança é no sentido de que o TRT deve investir na manutenção e até na ampliação do quadro de servidores da área, com o aperfeiçoamento e aprofundamento da formação desses profissionais".

Já o assessor de Segurança do Tribunal, Eugênio Pacelli Castro, sublinhou que o curso será "um momento para reflexão", em que os agentes de segurança poderão fazer um "alinhamento de ideias", além de ser uma oportunidade para os servidores "aprenderem uns com os outros". Pacelli observou ainda que a programação do curso foi montada com a participação dos próprios agentes.

Além do desembargador Gerson, a Comissão de Segurança do TRT é formada pelo próprio presidente da Corte, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, e pelos desembargadores Edmundo Fraga Lopes, Helcio Dantas Lobo Junior e Eder Sivers. Completam a composição o juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, que representa os magistrados de 1ª instância da 15ª na Comissão, e o servidor Marcelo Amorim de Menezes.

Curso está a cargo de experts

A primeira palestra, "A consolidação da identidade do agente de segurança", coube ao policial legislativo federal Paul Pierre Deeter, que atua no Comando de Operações Especiais (COE) da Câmara dos Deputados, e ao agente de segurança judiciária Luciano Santana Lopes, do Superior Tribunal Militar (STM).

Formado em Direito e Administração, Deeter foi agente de segurança da Justiça Federal no Distrito Federal, integrando o Grupo Especial de Segurança (GES) de 2007 a 2011. Professor de jiu-jitsu e defesa pessoal, já ministrou cursos de segurança de autoridades, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, e de formação de segurança judiciária, no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO). Seu currículo inclui ainda um curso de defesa pessoal para alunos na Finlândia, em 2010, e participação no XVIII Fórum Internacional de Tecnologias de Segurança, em Moscou, em fevereiro deste ano. Lopes, por sua vez, é graduado em psicologia pela Universidade de Brasília, instituição pela qual é doutorando em Educação e mestre em Atividade Física e Esporte. Cursa também especialização em Inteligência Estratégica, pela Universidade Gama Filho. Policial rodoviário federal até 2010, leciona no curso de graduação em Educação Física na Faculdade Alvorada, na Universidade de Brasília e na Faculdade Anhanguera, todas elas situadas no Distrito Federal. Atuou no Curso de Reciclagem Anual dos Agentes de Segurança Judiciária da Justiça Federal de Sergipe e, a exemplo do colega Deeter, no Curso de Formação de Segurança Judiciária do TRT-18, entre outras atividades.

Paul Pierre Deeter estima que existam cerca de seis mil agentes de segurança em todo o Judiciário brasileiro. Só no Tribunal de Justiça do Distrito Federal são 320, e outros 300 atuam no Superior Tribunal de Justiça, segundo ele.

A programação da manhã foi concluída com a palestra "Missão, visão e valores do TRT-15 em consonância com o trabalho dos agentes de segurança", proferida pela assessora de Gestão Estratégica do Tribunal, Aurete Nicolodi Zurdo. À tarde, o médico Carlos Alberto Caldeira Mendes, servidor da Secretaria de Saúde do Regional, falou sobre "Capacitação em primeiros socorros".

Nesta terça-feira, 4, "Eficiência no atendimento ao público e técnicas de abordagem" será o tema do programa, a cargo de profissionais da Consultoria e Treinamento em Segurança (Contreseg), que será responsável também pelas atividades da quarta, 5, sob o título "Amparo legal e normativo no desenvolvimento das atividades de segurança judiciária no TRT-15". A empresa ministrará ainda as atividades que complementam o curso, na quinta, 6 ("Inteligência e segurança orgânica aplicada ao exercício do cargo"), e na sexta, 7, quando será feita a avaliação da aprendizagem.

Unidade Responsável:
Comunicação Social