TRT-15 firma convênio com TV Câmara de São José dos Campos

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, assinou na manhã desta terça-feira, 6 de agosto, com a Câmara Municipal de São José dos Campos, o Acordo de Cooperação Técnica, que tem por objetivo a divulgação de atividades audiovisuais, jornalísticas, educativas e culturais de mútuo interesse para o Tribunal e para a Câmara.

A solenidade, conduzida pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, aconteceu no Gabinete da Presidência do TRT-15, e reuniu, além do desembargador Cooper, a presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, Amélia Naomi Omura; o diretor e a vice-diretora da Escola Judicial do TRT-15, respectivamente os desembargadores Samuel Hugo Lima e Tereza Aparecida Asta Gemignani; a desembargadora Susana Graciela Santiso, que integra a Segunda Câmara e é ex-diretora do Fórum Trabalhista de São José dos Campos; o juiz Marcelo Garcia Nunes, titular da 4ª VT de São José dos Campos; o assessor econômico do TRT-15 Roberto Koga; e Josué Lopes de Oliveira, chefe de gabinete da vereadora Amélia Omura.

O juiz Marcelo Garcia Nunes disse que o convênio entre Tribunal e Câmara Municipal é um "caminho fundamental de transmissão de conhecimento, aproximando a justiça do povo". O magistrado afirmou também que a missão do juiz moderno "não é só de distribuir justiça, mas de comunicar o direito como parâmetro da justiça na sociedade". A vice-diretora da Ejud, desembargadora Tereza Asta Gemignani, afirmou que "o juiz de seu tempo tem que ouvir a comunidade". A presidente da Câmara, Amélia Naomi, ressaltou que esse primeiro convênio formal com o Tribunal é "uma parceria muito importante, não só para os trabalhadores, mas também para os advogados, e quem ganha é o povo".

O presidente Cooper, que é cidadão joseense, afirmou que "é uma satisfação muito especial firmar esse convênio com a Câmara de São José dos Campos", cidade que ele, segundo afirmou, aprendeu a amar. Cooper ressaltou as características de São José dos Campos, especialmente a de apresentar "movimentos sociais candentes". O presidente disse também que gostaria que o convênio fosse um espaço a ser aproveitado pelos sindicalistas, bem como um local de discussão de temas e valores da justiça do trabalho, e ainda de registro de profissões em vias de extinção. Cooper destacou que o Vale do Paraíba é uma região muito rica e que é preciso aprender a história, por meio de textos e imagens, de como é a vida, quais são os direitos e como se desenvolvem as diferentes categorias.

O acordo

Pelo Acordo de Cooperação Técnica, que deverá vigorar por 18 meses, os programas produzidos não poderão ser utilizados com propósitos comerciais ou de propaganda política ou ideológica. Tanto o Tribunal quanto a Câmara Municipal poderão realizar projetos audiovisuais de interesse mútuo, em regime de coprodução, disponibilizando equipamentos, estúdios e outros recursos de produção.

Unidade Responsável:
Comunicação Social