TRT-15 participa do III Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação

Conteúdo da Notícia

Durante evento, foi anunciado que a Semana Nacional
de Conciliação deste ano será de 2 a 6 de dezembro

Com informações da Agência CNJ de Notícias

A Semana Nacional de Conciliação de 2013 será realizada no período de 2 a 6 de dezembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5/8) pelo conselheiro José Roberto Neves Amorim, na abertura do III Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação, realizado na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF. Na mesma ocasião, foi anunciado que o conselheiro Emmanoel Campelo vai assumir a coordenação do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em substituição a Neves Amorim, cujo mandato no Conselho termina no próximo dia 14. Além dos conselheiros, compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, o coordenador da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam) - vinculada ao Ministério da Justiça -, Igor Lima de Oliveira, e a juíza de Família Vanessa Alfiero da Rocha, que atua no município paulista de São Vicente.

Participaram do seminário magistrados e profissionais de comunicação social indicados por tribunais de todos os ramos da Justiça. A 15ª Região foi representada no evento pelo vice-presidente judicial, Henrique Damiano e pelo assistente-chefe da Seção de Imprensa, José Francisco Turco.

A Semana Nacional de Conciliação, que ocorre anualmente desde 2006, tem a participação de todos os tribunais dos ramos federal, estadual e trabalhista do Poder Judiciário. Ela consiste na seleção dos processos com possibilidade de acordo e na intimação das partes para que elas solucionem seus conflitos de forma pacífica. No evento desta segunda-feira, o conselheiro Neves Amorim apresentou um balanço das sete edições promovidas até o momento. Segundo ele, em um total de 1.944.949 audiências realizadas, houve a homologação de 916.916 acordos (37,52%), envolvendo recursos de R$ 5,3 bilhões. Quanto aos resultados da edição de 2012, foram 351.898 audiências e 175.173 acordos (50,57%), com valores de R$ 749,7 milhões.

O conselheiro Neves Amorim reforçou que "tramitam no Poder Judiciário cerca de 90 milhões de processos."  Disse ter certeza sobre o sucesso da futura gestão do conselheiro Emmanoel Campelo à frente do Comitê Gestor. Além disso, anunciou que, mesmo após o fim de seu mandato de conselheiro, continuará trabalhando junto ao CNJ em atividades relacionadas à conciliação.

Emmanoel Campelo, por sua vez, destacou que a qualidade do trabalho desenvolvido por Neves Amorim o faz acreditar que os números da próxima Semana Nacional de Conciliação serão ainda mais expressivos em termos de audiências e acordos. Campelo também anunciou algumas metas de sua gestão, como, por exemplo, o reforço das ações de capacitação e treinamento.

Ainda durante o evento, o coordenador do Enam, Igor Lima, informou que na próxima semana terá início o Primeiro Curso Básico de Mediação a Distância. Ele informou que foram oferecidas duas mil vagas, mas o número de inscrições chegou a 4.800. No encontro foram lançadas também duas cartilhas para auxiliar pais e filhos adolescentes nos processos de divórcios. Na segunda parte do evento, o grupo de magistrados foi dividido por ramo do Judiciário para tratar de temas específicos, enquanto os servidores debateram estratégias para a campanha de divulgação da Semana a serem executadas pelos diversos tribunais.

Unidade Responsável:
Comunicação Social