TRT e Escola da Amatra XV celebram convênio para promoção de atividades jurídicas, culturais e sociais

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, assinou na tarde desta terça-feira, 20/8, em conjunto com o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Alessandro Tristão, o Termo de Cooperação entre a Escola Judicial do TRT-15 (Ejud) e a Escola Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Esmat 15), com o objetivo principal de dar continuidade aos programas institucionais de cooperação científica, jurídica e pedagógica, além da realização conjunta de congressos, cursos, seminários e palestras de conteúdo jurídico.

A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência e o termo foi assinado também pelo diretor da Ejud, Samuel Hugo Lima, pela diretora administrativa e financeira da Amatra XV, desembargadora Ana Paula Pelegrina Lockmann, e pelo diretor de convênios e benefícios da Amatra XV, o juiz Caio Rodrigues Martins Passos. Também prestigiaram o evento o desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, o juiz auxiliar da Presidência, Jorge Luiz Costa, os juízes Regina Dirce Gago de Faria Monegatto, Teresa Cristina Pedrasi, João Dionísio Viveiros Teixeira e Camila Ceroni Scarabelli, além do secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida e da diretora-geral substituta, Adriana Martorano Amaral Corchetti.

O presidente Cooper afirmou que o convênio é algo "muito natural entre o TRT-15 e Amatra XV, que são parceiros efetivos em tudo o que se refere à magistratura". A desembargadora Ana Paula Lockmann ressaltou que "é interessante como os ciclos na vida têm um início e um fechamento". Ana Paula lembrou que já foi presidente da Amatra XV e está gratificada por compor a Direção da Escola Associativa, e passo a passo, ver aproximar-se a Esmat do que é a Escola Judicial do TRT-15. A desembargadora elogiou o trabalho do presidente Cooper, com seu tratamento "mais que cordial", e também o colega Samuel Hugo Lima.

O diretor da Ejud, em seu breve discurso, ressaltou que a "maturidade das instituições pode ser medida como elas se relacionam", e elogiou a parceria com a Amatra XV, que, como a Ejud, tem como grande objetivo o aprimoramento dos magistrados. O presidente da Amatra, Alessandro Tristão, afirmou que apesar da "naturalidade" do convênio, destacada pelo presidente Cooper, "é necessário formalizar o ato, plantando hoje o que deverá trazer muitos frutos".

O desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, parodiando Terêncio, um dramaturgo e poeta romano (cerca de 185 a.C – 159 a.C.), que afirmou "sou humano, nada do que é humano me é estranho", disse que, por pertencer ao TRT-15 e à Amatra, se interessa por tudo que diz respeito a ambas as instituições. Por fim, o juiz Caio Rodrigues Passos afirmou ser grande a honra que sente por ver "a conjugação de interesses entre as instituições".

O convênio

A parceria firmada entre o TRT-15 e a Amatra, por meio de suas Escolas, tem por objetivo principal a conjugação de esforços para a promoção de estudos e a difusão do conhecimento orientado para a formação científica, jurídica, cultural e humanística, através de assessoria recíproca, apoio permanente e intercâmbio de informações.

Está prevista, pelo convênio, a realização conjunta de congressos, cursos, seminários, colóquios, palestras de conteúdo jurídico e cultural, além de exploração de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que integram as instituições ou do público-alvo de seus programas e projetos, especialmente atividades de formação e aperfeiçoamento continuado de magistrados e servidores, além das pertinentes ao Programa Trabalho Justiça e Cidadania.

Unidade Responsável:
Comunicação Social