Vice-presidente administrativo do TRT-15 participa, no TJSP, de homenagem ao governador Alckmin

Conteúdo da Notícia


Por Patrícia Campos de Sousa (com informações da Comunicação Social do TJSP)

O desembargador Fernando da Silva Borges, vice-presidente administrativo do TRT, representou o presidente da Corte, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, na cerimônia realizada nesta segunda-feira (5/8) no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), na capital paulista, para homenagear o governador Geraldo Alckmin com o Colar do Mérito Judiciário. A condecoração foi instituída pelo TJSP em 1973, para distinguir personalidades, nacionais ou estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica. Essa é a primeira vez que um chefe do Executivo estadual é agraciado com a honraria.

Na presença de representantes dos três Poderes, entre eles vários desembargadores, secretários de Estado, advogados, integrantes do Ministério Público e servidores públicos, a comenda foi entregue ao governador pelo presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori. Em breve discurso, Sartori ressaltou a atenção dada pelo governador ao Poder Judiciário paulista e as parcerias positivas firmadas entre o Executivo e Judiciário, que possibilitaram realizações importantes para o jurisdicionado e para os servidores do Tribunal. Segundo o presidente do TJSP, a existência de sinergia e coesão entre os Poderes facilitou a administração do Tribunal. "Sou muito grato pela força e confiança. Sinto-me abençoado por presidir uma cerimônia com tanta envergadura e fazer algo pelo Tribunal. Um novo Judiciário que leva a novos tempos."

Em nome do TJSP, o presidente da Seção de Direito Público da Corte, desembargador Samuel Alves Júnior, fez breve relato da trajetória política de Alckmin, desde sua eleição para vereador de Pindamonhangaba, em 1972, e de importantes projetos que contaram com a sua participação. O magistrado disse que o objetivo do Tribunal de Justiça é "ser reconhecido como instrumento efetivo de Justiça, equidade e paz social", mas sublinhou que, para que ele possa cumprir essa missão, é preciso ter celeridade, credibilidade, ética, imparcialidade, modernidade, probidade, responsabilidade social e ambiental e transparência. "Evidentemente, para que possamos realizar alguns desses passos, especialmente a celeridade e a modernidade, precisamos de recursos financeiros", ponderou Alves Júnior.

Geraldo Alckmin afirmou ser o recebimento do Colar do Mérito Judiciário um momento de imensa alegria e satisfação, por se tratar da "honraria maior concedida pelo Poder Judiciário do Estado". O governador demonstrou, por meio da estatística de processos em andamento em 1ª e 2ª instâncias e de recursos julgados neste ano, a grandiosidade do Tribunal de Justiça paulista. Segundo Alckmin, "Estado e sociedade caminham juntos em prol de um país melhor".

Unidade Responsável:
Comunicação Social