Acordo celebrado na sede do TRT encerra greve em empresa de informática
Após intenso debate entre as partes, terminou em acordo audiência realizada nesta terça-feira (23/9) na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, pondo fim à greve de trabalhadores da Nischida Montagens Informática Ltda. O entendimento foi celebrado pelos representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico e de Fibra óptica de Campinas e Região. As negociações foram conduzidas pelo vice-presidente judicial, desembargador Henrique Damiano.
Conforme o entendimento, haverá retorno ao trabalho a partir desta quarta-feira (24/9) e o pagamento do vale, relativo ao mês de setembro deste ano, na quinta-feira (25/9). O valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), ano base 2014, será de R$ 650, divididos em duas parcelas iguais, no valor de R$ 325 cada uma, sendo a primeira a ser paga no dia 30/09/2014 e a segunda no dia 05/01/2015. Também ficou acertado o pagamento integral dos oito dias de greve com compensação de quatro dias (27/09, 11/10, 25/10 e 08/11), sendo que o horário nestes dias será das 7h às 17h05, com uma 1h20 de intervalo. A estabilidade provisória conciliada foi de 60 dias, a partir do dia seguinte ao acordo, salvo término de contrato a prazo, despedida por justa causa ou relevante motivo econômico devidamente comprovado.
Acordo Foxconn
Em outra audiência desta terça-feira foi noticiada pelas partes a celebração de acordo entre a Foxconn Brasil Indústrias e Comércio Ltda. e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Jundiaí e Região. Aprovado em assembleia dos empregados, o prazo de vigência será de um ano, a partir do dia primeiro de outubro. Os empregados já retornaram ao trabalho.
Durante a vigência do acordo, as partes devem se comprometer a entabular Negociação Coletiva para a sua revisão e aperfeiçoamento, inclusive quando às demais funções não abrangidas pelo atual plano de carreira operacional. Além disso, a Foxconn se comprometeu a efetuar a promoção de 151 trabalhadores das áreas de produção, já a partir do dia 1/10/2014, além de publicar mensalmente as promoções nos murais internos da empresa, que vai também apresentar em novembro deste ano as movimentações nos cargos de suporte indiretos.
No acordo ficou determinado também que haja aplicação imediata com efeitos financeiros a partir do dia 1/10 e o pagamento no dia 31/10 do Plano de Carreira da Unidade 1 (Bandeirantes) para a Unidade 2 (Anhanguera). Além disso, vai ser efetuado o pagamento integral do cinco dias parados sem qualquer compensação, estabelecendo ainda as partes que não haverá prejuízo ao direito às férias, décimo terceiro, DSR, FGTS, PPR, vale-alimentação, em razão dos dias de paralisação. Ficou garantido também o emprego para todos os funcionários no período de 45 dias a partir de 17/09/2014, salvo despedida por justa causa.
Por Alessandra Xavier
- 9 visualizações