Agora é a vez de vestir azul
A campanha "Novembro Azul" ganha uma ação de reforço no TRT da 15ª Região nesta segunda-feira, 17, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A Secretaria de Saúde do Regional convida a todos, magistrados, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários a virem trabalhar vestidos de azul nesta data. O ato é simbólico e tem por objetivo fortalecer o movimento de conscientização sobre a importância dos exames preventivos.
O TRT 15 aderiu ao "Novembro Azul", campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata. A ação do Regional conta com o apoio do Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho), capitaneado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Na 15ª, a mobilização faz parte do Programa de Qualidade de Vida do Tribunal, denominado Girassol. Criado em fevereiro de 2014, o programa tem como objetivo promover o bem-estar e qualidade de vida aos magistrados e servidores, por meio de projetos e planos envolvendo diversas parcerias.
O câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens e ocorre quando as células da glândula chamada próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Geralmente, esse tipo de câncer não apresenta sintomas em sua fase inicial e, inclusive, alguns pacientes nunca vão sentir nada. Porém, quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como dificuldade, urgência e necessidade de se levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.
Dessa forma, prevenir é fundamental. Ter hábitos saudáveis como fazer atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool, não fumar e estar atento à qualidade de vida como um todo ajudam a diminuir os riscos do câncer de próstata. Além disso, dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 também são capazes de conferir algum efeito protetor contra a doença.
Por ser um tumor que, na maioria das vezes cresce de forma lenta, o câncer de próstata pode demorar anos para causar alguns sintomas. O diagnóstico precoce, no entanto, aumenta significativamente as chances de cura. A forma de se descobrir a doença no início é consultando regularmente um urologista. Ele determinará quais exames devem ser realizados preventivamente, se existem fatores de risco para a doença e que peso eles têm.
Por Alessandra Xavier, com informações dos patrocinadores da campanha Novembro Azul
- 6 visualizações