Alunos das faculdades Anhanguera e UNIVAP visitam sede do TRT

Conteúdo da Notícia

 Por Beatriz Assaf

Cerca de 70 alunos de Direito das faculdades Anhanguera de Campinas e de Valinhos e da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), de São José dos Campos, visitaram na tarde desta quarta-feira (28/5) a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os estudantes de Campinas vieram acompanhados da coordenadora do curso, Mary Lucia Abrantes, e da professora Viviane Corrá Alves. Já os da Anhanguera de Valinhos vieram com o coordenador do curso, Éric Emerson Arruda, e com a professora Denise Lima da Silva. Os alunos da UNIVAP estavam acompanhados dos professores Marco Antonio Folegatti de Rezende, também juiz da 15ª Região, Luiz Fernando de Souza e Clélio Marcondes Filho

Os futuros bacharéis iniciaram a visita conhecendo o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, onde receberam material informativo sobre o Regional. Em seguida, foram recepcionados pelo secretário-geral da Presidência da Corte, Paulo Eduardo de Almeida, que narrou um pouco da história da 15ª e a importância do Regional para os jurisdicionados.

Ainda no Plenário, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do TRT, que resume a história da Corte e destaca o papel da 15ª na sociedade. O vice-presidente administrativo do Tribunal, desembargador Fernando da Silva Borges, que também é presidente da 3ª Seção de Dissídios Individuais (3ª SDI), conversou então com os visitantes, discorrendo sobre o funcionamento da especializada, que julga ações rescisórias, e preparando-os para a sessão de julgamento que assistiriam na sequência. Fernando Borges ressaltou que a visita "vale por muitas aulas" e que o intercâmbio é muito importante para o Judiciário, o qual deve "se abrir para a população".

Depois do intervalo para o café, o grupo conheceu a Biblioteca do Regional, onde aprendeu a consultar virtualmente o acervo. Os bacharelandos também foram recebidos pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Samuel Hugo Lima, que contou um pouco de sua trajetória profissional e incentivou os visitantes a prestarem concurso para a Magistratura do Trabalho. O diretor explicou aos alunos que o intuito da visita é fazer com que eles "se encantem com a Justiça do Trabalho e, depois de formados, tenham vontade de trabalhar nela". Por fim, ofereceu aos interessados a oportunidade de participar do 14º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, que será realizado pela Corte nos dias 5 e 6 de junho, no Theatro Municipal de Paulínia.

O coordenador Éric Emerson Arruda afirmou que a visita "antecipa a vinda dos alunos ao Tribunal e é um primeiro contato para aqueles que retornarão à Corte depois de formados". Arruda ainda ressaltou a importância de "ver na prática aquilo que se aprendeu em sala de aula". Por sua vez, a coordenadora Mary Lucia Abrantes disse que a visita agrega conhecimento aos alunos, já que o TRT-15 "é um importante Tribunal do Estado de São Paulo". Já o juiz Marco Antonio Folegatti de Rezende ressaltou que, para os futuros bacharéis, a visita representa "uma chance de se ambientar com o local, com as formalidades da Corte e, ao mesmo tempo, para que os estudantes percebam se estão preparados para enfrentar a carreira ".

Opiniões

Para Hoguinei de Almeida, aluno da Faculdade Anhanguera de Campinas, o mais importante foi ver na prática o que já aprendeu na teoria. Segundo ele, após a visita "passará a dar mais importância ao que aprende na faculdade". Por sua vez, Silvana Prianti, da Univap, acredita que a vinda ao TRT-15 possibilitou conhecer a organização e o funcionamento da 15ª Região. Já Marcus Barbosa, bacharelando de Valinhos, classificou a visita como "muito importante" e disse que a experiência "valeu muito".

Unidade Responsável:
Comunicação Social