Alunos do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” visitam a sede do Tribunal
Cerca de 15 vistantes, entre alunos e professores participantes do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" (TJC), estiveram na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na tarde desta quarta-feira (8/10), em Campinas. Os estudantes representaram as escolas campineiras de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Dulce Bento Nascimento, Francisco Ponzio Sobrinho, Pierre Bonhomme e Sérgio Rossini. O TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e executado na área abrangida pelo Regional pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV).
A visita foi coordenada pela juíza Cristiane Montenegro Rondelli, titular da 2ª Vara do Trabalho de Americana e diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra XV. "O mais importante no dia de hoje é abrir as portas do Tribunal para a sociedade e mostrar o seu funcionamento e principalmente quebrar preconceitos que as pessoas têm diante da Justiça". O evento teve início com foto oficial dos alunos e professores em frente ao edifício-sede do Tribunal (vide coluna ao final). Após o registro, os visitantes foram para o Plenário, localizado no 1º andar, para exibição do vídeo institucional do TRT-15.
Ainda no local, foram recebidos pelo desembargador Henrique Damiano, vice-presidente judicial e presidente regimental da Seção de Dissídios Coletivos (SDC), que fez uma breve apresentação do Plenário e das sessões que lá acontecem. Comentou ainda sobre a própria carreira na Justiça do Trabalho e respondeu a perguntas dos alunos. Em seguida, os estudantes assistiram a uma sessão da SDC, também presidida pelo desembargador Damiano.
Após intervalo para o café, os visitantes conheceram a Biblioteca Délio Maranhão, localizada no 3º andar do edifício-sede, e foram recebidos pela servidora Mônica de Oliveira Jurgensen, que explicou as funcionalidades do local.
No encerramento, os estudantes visitaram a Presidência, no 15º andar, e foram recepcionados pelo presidente do TRT-15, desembargador Flavio Alegretti de Campos Cooper. O magistrado se dispôs a responder as perguntas dos alunos e professores, e ouvir as histórias contadas por eles. Ao final, Cooper agradeceu pela visita e elogiou a iniciativa do TJC e de seus parceiros Sesc, Sebrae e SindiVarejista, representados também no evento.
A aluna Marlene Quirino disse que repassa para amigos e parentes tudo que aprende no programa. "O TJC já me ajudou a resolver muitas coisas, principalmente questões trabalhistas. O que eu sei agora, passo à frente para que os outros se informem também".
Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania"
Por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.
Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.
Por Camila Yano
- 2 visualizações