Cerca de 30 servidores da 15ª participam de curso de Língua Brasileira de Sinais

Conteúdo da Notícia

 Por Beatriz Assaf

Teve início, na tarde desta quinta-feira (10/4), na Sede Administrativa do TRT, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que contou com a participação de cerca de 30 servidores. O curso, que tem 50 horas/aula e será concluído em junho, está sendo ministrado pelo professor Maurício José Gut e promovido pela Seção de Capacitação de Servidores do TRT. Entre os participantes do evento estão servidores das circunscrições de Campinas, Sorocaba, Bauru e São José dos Campos.

O curso de Libras é realizado em cumprimento à Resolução Administrativa nº 64, de 2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que especifica que cada Tribunal deve capacitar até 5% do quadro efetivo para prestar atendimento a pessoas surdas. De acordo com a resolução, deve haver ao menos um servidor habilitado nas secretarias da Sede do Tribunal e, no mínimo, um servidor para cada grupo de dez varas do trabalho (VTs) da mesma localidade ou mesma região econômica. Os servidores capacitados para atendimento em Libras deverão participar de cursos de reciclagem, no máximo, a cada dois anos.

O objetivo da atividade de formação é tornar os servidores aptos à construção de vocabulário visual-gestual, de forma a conhecer as necessidades especiais dos surdos, bem como favorecer o processo de inclusão de possíveis funcionários surdos. Assim, haverá inclusão social e viabilização e ampliação do acesso à Justiça.

As aulas contarão também com a participação da instrutora Mônica Azevedo do Amaral, proficiente no ensino de Libras pelo MEC, e que também é surda. Os principais temas abordados no curso são: libras e inclusão/ lei das cotas, a linguagem e a surdez, aspectos inerentes da inclusão do funcionário surdo, estrutura linguística da Libras, construção do vocabulário visual-gestual/conhecimento léxico, elaboração e análise de diferentes tipos de textos e expressões usadas no cotidiano da empresa e atendimento ao público.

Gut é fisioterapeuta, pós graduado em Libras e Educação de Surdos pela Instituição Unibem, Santa Catarina. Atualmente é professor de pós-graduação em Libras pelas instituições Atualize/Unibem-SC e Faculdade de Jaguariúna. O fisioterapeuta também é responsável pelos cursos de Libras do Centro de Desenvolvimento Humano-Tiquira, em Campinas, e instrutor responsável pelos funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Campinas (APASCAMP). Além de ter sido professor das edições de 2011 e 2012 do curso de Libras da 15ª Região, Gut é tradutor em Libras das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campinas, nas reuniões transmitidas ao vivo na televisão.

Unidade Responsável:
Comunicação Social