Com implantações realizadas nesta quarta-feira (2/7), PJe já está operando em toda a 15ª

Conteúdo da Notícia

 Cerimônias foram realizadas em Taubaté e Presidente Venceslau,
no final da manhã, e em São José dos Campos, à tarde

Por Ana Claudia de Siqueira, Ademar Lopes Junior e José Francisco Turco

Com as cerimônias realizadas na manhã desta quarta-feira (2/7), no Fórum Trabalhista de Taubaté e na Vara do Trabalho de Presidente Venceslau, e no fim da tarde, no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, o TRT da 15ª Região concluiu a implantação do processo judicial eletrônico em todas as suas 162 unidades judiciárias de primeira instância. O sistema foi introduzido de forma gradativa no Regional, a partir de 3 de agosto de 2012, com a implantação na Vara do Trabalho de Piedade (região de Sorocaba) e em 2ª instância, na 2ª Turma (Classe Recursal) e na 1ª Seção de Dissídios Individuais (Mandado de Segurança), para logo em seguida entrar em operação, ainda em 2012, em toda a 2ª Instância. O cronograma obedeceu a um planejamento, com término agora em julho.

Processo eletrônico chega à Justiça do Trabalho de Taubaté

A cinquentenária Justiça do Trabalho de Taubaté entrou, na manhã desta quarta-feira, dia 2 de julho, para a era da modernidade. O Fórum Trabalhista do município, composto por duas Varas do Trabalho e a Coordenadoria de Distribuição de Feitos, passou a operar pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) em cerimônia histórica que contou com a participação do vice-presidente administrativo do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, representando a Presidência da instituição, e da desembargadora da 15ª, Ana Paula Pellegrina Lockmann, coordenadora nacional do Sistema do PJe da Justiça do Trabalho, representando o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Antonio José Barros Levenhagen, que atuou como juiz trabalhista em Taubaté.

Prestigiaram a solenidade os desembargadores do TRT-15, Henrique Damiano (vice-presidente judicial da Corte), Luiz Antonio Lazarim (coordenador do Comitê Gestor de Implantação do PJe-JT no TRT-15), Samuel Hugo Lima (diretor da Escola Judicial da Corte), José Otávio de Souza Ferreira (membro do Comitê Regional do PJe-JT no TRT-15), Renato Buratto (presidente do TRT na gestão 2010-2012), Lorival Ferreira dos Santos e Francisco da Motta Peixoto Giordani. Estiveram presentes também o diretor do Fórum Trabalhista de Taubaté e juiz titular da 2ª VT João Batista da Silva; o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Guilherme Paiva Vianna; o secretário de Negócios Jurídicos do município, Jean Soldi Esteves, representando o prefeito José Bernardo Ortiz Monteiro Jr.; e o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Luiz Rodrigo Fernandes Braga, entre outras autoridades da região, magistrados, advogados e servidores. A solenidade contou com a apresentação da Banda de Música da Base de Aviação de Taubaté, que entre outras canções promoveu a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Nos computadores dispostos no saguão de entrada do fórum, o público pôde acompanhar o momento inédito na Justiça do Trabalho de Taubaté, em que os advogados Alexandre Morgado Ruiz, Andréa Cristina Ferrari e Lúcio Roberto Falce ajuizaram as três primeiras ações eletrônicas. Na sequência, o vice-presidente administrativo, Fernando Borges, acompanhado de todos os desembargadores do Tribunal presentes, e do juiz João Batista da Silva, promoveu o descerramento da placa comemorativa de implantação do sistema.

Avanço para o jurisdicionado brasileiro

O presidente da OAB, Luiz Vianna, salientou em seu discurso que o PJe, dentro da Justiça do Trabalho, representa um grande avanço para o jurisdicionado brasileiro, que anseia pela celeridade do processo. "O PJe traz muitos benefícios e os advogados são os maiores entusiastas dessa nova tecnologia. O sistema permite ampliar o campo territorial de atuação do advogado, que pode ajuizar processos de outras localidades", pontuou. Vianna citou ainda o treinamento que vem sendo feito pela OAB com os advogados, e solicitou a compreensão dos magistrados, nesta primeira fase de adaptação ao sistema. "Com um diálogo aberto entre advogados e a magistratura, esperamos caminhar juntos para atender melhor ao jurisdicionado que nos procura em busca de reposição de suas perdas salariais", finalizou.

Citando o pensamento do escritor norte-americano Gordon B. Hinckley, o diretor do FT, juiz João Batista da Silva, ressaltou que "o processo de aprendizado não tem fim, que é preciso ler, observar, assimilar e ponderar", assim como a chegada da nova tecnologia, causadora de certa ansiedade. "Hoje mais um marco histórico ocorre que é a instalação do PJe-JT em Taubaté, fruto da torrente luz do conhecimento sobre a evolução tecnológica que iluminará a humanidade e sobre o qual o Poder Judiciário não poderia permanecer refratário".

"Primeiro dos grandes regionais a integrar o sistema em sua rotina diária"

A desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann traçou um panorama nacional da implantação da ferramenta e lembrou que ainda hoje "o Tribunal da 15ª completará 100% das Varas do Trabalho integradas ao PJe. Dos grandes Tribunais do País, o primeiro a integrar o sistema em sua rotina diária". Conforme a magistrada, "trata-se de um sistema novo, com inúmeras vantagens, por certo, mas como toda obra nova e que quebra paradigmas, é complexa, precisando de ajustes, incorporação de novas funcionalidades, a fim de se adequar mais perfeitamente à nossa realidade, à realidade da Justiça do Trabalho, e à realidade da 15ª Região". Para Ana Paula, as vantagens são inúmeras, a começar pela tão propalada celeridade processual já vista em números, ainda que sem grandes períodos comparativos. "Os números não omitem o estágio e o momento por que passamos, como já enfatizei da quebra de paradigmas, em que 70% das Varas do Trabalho do Brasil já estão integradas ao sistema do PJe-JT. Este percentual por si só já impressiona, se imaginarmos a dimensão da Justiça do Trabalho".

A desembargadora lembrou que, em dezembro de 2013, tínhamos 905 mil processos já tramitando no sistema PJe. Em dezembro de 2014 devemos ter 3 milhões e em dezembro de 2015, 5,3 milhões. Com a diminuição drástica de papel, teremos até o final de 2014 a preservação de 60 mil árvores tipo eucalipto que produzem 10.000 folhas de papel, lembrando que um único volume de um processo na JT contém 200 folhas. "Não se pode olvidar que o sistema do PJe não descurou da acessibilidade e a partir da próxima versão já teremos várias funcionalidades como o que permitirão o acesso às pessoas com deficiência. O prazo médio que atesta o ganho de tempo no primeiro grau na Justiça do Trabalho, do ajuizamento até a prolação da sentença, gira em torno de 69%", complementou.

O secretário municipal Jean Soldi Esteves, pediu a palavra, em nome do prefeito, para comunicar ao público da edição de decreto, com a data de hoje, declarando o presidente Flavio Cooper "Hóspede Oficial de Taubaté". Esteves realçou que a cidade tem grande estima pelo desembargador e que o magistrado visitou o município para tratar da doação de um terreno pela municipalidade, no qual será construída a nova sede do Fórum Trabalhista, além de um convênio "para melhor atender aos munícipes".

Presidente da 15ª enviou agradecimentos por intermédio do desembargador Fernando Borges

Em seu discurso, o desembargador Fernando Borges ressaltou que foi incumbido pelo desembargador Flavio Cooper de representá-lo e à Presidência do Tribunal, em virtude do falecimento nesta quarta-feira da mãe do presidente da 15ª, a senhora Maria Thereza Cooper. Segundo o vice-presidente administrativo, o presidente ficou sabendo do falecimento da mãe quando já estava próximo a Taubaté e o incumbiu de manifestar seu agradecimento pelo importante marco representado pela implantação do sistema.

Fernando Borges também foi portador das mensagens do desembargador Cooper sobre os benefícios que o novo sistema trará aos jurisdicionados, enfatizando que a primeira preocupação no desenvolvimento do processo judicial eletrônico está relacionada com o atendimento ao cidadão, com ganhos em vários campos. Entre eles, está a maior celeridade, fator que já foi constatado nas 12 Varas do Trabalho de Campinas, onde estudos preliminares apontam para redução do tempo de tramitação dos processos em 81%, desde a instalação da nova ferramenta. Dentre outros ganhos citados estão a possibilidade de acesso 24 horas por dia aos processos. Cooper também pediu para que fosse transmitido um especial agradecimento aos desembargadores Luiz Antonio Lazarim, Claudinei Zapata Marques e José Otávio de Souza Ferreira, componentes do Comitê Gestor de Implantação do PJe-JT no TRT-15, e aos servidores, pela dedicação. Concluindo os agradecimentos, Fernando Borges ressaltou a participação histórica do desembargador Lorival Ferreira dos Santos na instalação do PJe na Vara do Trabalho de Piedade, a primeira unidade da 15ª a receber o novo sistema. O vice-presidente administrativo reforçou que o TRT da 15ª é o primeiro regional de grande porte a concluir a instalação do PJe.

Fernando Borges também foi portador de agradecimento de Cooper ao ex-presidente Renato Buratto, que iniciou a implantação do PJe no Regional em 2012, e do orgulho que a 15ª sente por ter como coordenadora nacional do processo judicial eletrônico a desembargadora da 15ª, Ana Paula Pellegrina Lockmann. Cooper também pediu para enaltecer o trabalho do diretor da Escola Judicial, desembargador Samuel Hugo Lima, felicitando-o pelo trabalho da Ejud, que concluiu o treinamento e capacitação de todos os magistrados da 15ª na utilização do PJe.

52 anos de Justiça do Trabalho em Taubaté

A Justiça de Trabalho de Taubaté vai completar 52 anos. A 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ, como eram chamadas as VTs) foi inaugurada em 21 de novembro de 1962.  Além do município-sede, com mais de 396 mil habitantes (segundo estimativa de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), atende também à população de Tremembé, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga e Redenção da Serra. Em 2013 foram ajuizadas, no FT de Taubaté, 4.556 novas ações e solucionadas 3.835, restando um saldo de 2.949 processos pendentes de solução em 31 de dezembro, na fase de conhecimento. Quanto à fase de execução, o saldo era de cerca de 4.559 processos em abril de 2014.

Presidente Venceslau: "Um grande avanço tecnológico aplicado em benefício das relações jurídicas"

Colaborou Arnaldo Antonio Lopes

Em Presidente Venceslau, a solenidade de implantação do processo judicial eletrônico (PJe) contou com a presença do desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, representando a Presidência do Regional. Também participaram do evento, o juiz do trabalho substituto que atua na Vara do Trabalho de Presidente Venceslau, Cláudio Issao Yonemoto; o juiz titular da 1ª VT e diretor do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, José Roberto Dantas Oliva; a presidente da Subseção local da OAB, Roseli Oliva; o chefe de Gabinete da Prefeitura, Elcio de Paula Souza Filho, representando o prefeito municipal local, Jorge Duran Gonzales; o capitão Richardison Campos, representando o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior; o procurador do Município, Cláudio Justiniano de Andrade; o gerente da agência local do Banco do Brasil, João Marcos de Melo; e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Gilson Robson Paludetto. Também estiveram presentes outros magistrados, advogados, autoridades locais e servidores.

Após o ajuizamento da primeira ação no novo sistema, assinada pelo advogado Gleidmilson da Silva Bertoldi, o desembargador Helcio Dantas Lobo Junior descerrou a placa comemorativa ao evento, com a ajuda do juiz Cláudio Issao Yonemoto. Após o descerramento, passou-se aos discursos. A primeira autoridade a falar foi a representante da OAB, a advogada Roseli Oliva que, ao se referir ao PJe, afirmou estar convencida de que este "proporcionará aos operadores do direito grandes benefícios, oferecendo maior celeridade e comodidade no exercício de sua funções, além de ampliar a inclusão dos jurisdicionados". A advogada lembrou também que a VT de Presidente Venceslau comemorou recentemente 24 anos de sua implantação.

O representante do prefeito, o chefe de Gabinete Elcio de Paula Souza Filho, afirmou que o PJe "será essencial para agilizar os trabalhos dos advogados, beneficiando os jurisdicionados em geral". O juiz Cláudio Issao Yonemoto destacou o momento histórico vivido, "porquanto a inauguração do PJe nos Fóruns Trabalhistas de São José dos Campos e de Taubaté, e nesta Vara, marcam com êxito o encerramento do projeto levado a efeito pelo Tribunal". O magistrado teceu elogios ao grupo de servidores sob seu comando há três anos, e evidenciou que "o PJe traduz um grande avanço tecnológico aplicado em benefício das relações jurídicas". Yonemoto concluiu afirmando que "com o PJe, ganhamos todos: juízes, servidores, advogados e partes, em acessibilidade, em economia, em preservação ambiental, em redução de custos, e, principalmente, em qualidade de vida".

O desembargador Helcio Dantas Lobo Junior, coroando a série de discursos, recordou que, por ter se iniciado profissionalmente na região, guarda com orgulho as amizades pessoais conquistadas. Ele destacou a grandeza e importância do TRT-15, o segundo maior do País em volume processual, "cuja imensidão territorial não impede a alta produtividade e eficiência", afirmou. O desembargador aproveitou a oportunidade para transmitir a mensagem da colega desembargadora Maria Madalena de Oliveira (um dos primeiros juízes titulares da VT de Presidente Venceslau), tecendo elogiosa saudação aos servidores e demais jurisdicionados.

Unidade Responsável:
Comunicação Social