Concluído 2º Fórum Circunscricional de Elaboração do Plano Estratégico do TRT-15 2015/2019

Conteúdo da Notícia

 Por Ademar Lopes Junior, com informações da Assessoria de Planejamento Estratégico

A Assessoria de Planejamento Estratégico do TRT-15 realizou, no período de 11 a 21 de março, nas oito Circunscrições do Regional, o 2º Fórum Circunscricional de Elaboração do Plano Estratégico do TRT-15 2015/2019. Os encontros, que tiveram participação da desembargadora Maria Cristina Mattioli e do juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Firmino Alves Lima, aconteceram nas cidades-sede das circunscrições de Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São José dos Campos (de 11 a 14 de março); Bauru e Presidente Prudente (em 17 e 18 de março); e Sorocaba e Campinas (em 20 e 21 de março).

Na segunda-feira, 24/3, o Núcleo de Elaboração do Plano Estratégico deverá realizar uma reunião no Gabinete da Presidência do Tribunal, quando irá conciliar todas as propostas apresentadas, garantindo a representatividade de todas as regiões do estado no plano institucional.

Nos fóruns, magistrados, servidores, advogados, representantes sindicais e membros da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região se reuniram para debater e criar consenso na aprovação das propostas de atributos de valor e objetivos estratégicos para o próximo quinquênio.

Os atributos de valor são as características utilizadas para a realização da missão de solucionar conflitos nas relações de trabalho e na busca pelo aprimoramento da qualidade na prestação de serviços que desejamos para o futuro. São as qualidades que distinguem o trabalho deste Tribunal dos demais regionais trabalhistas e que têm valor para a sociedade.

Os objetivos estratégicos traduzem a identificação dos problemas (e as consequentes soluções) para as inconsistências de atuação e recursos que não permitiram anteriormente o aprimoramento desejado na visão de futuro.

Como resultado deste trabalho, vale destacar a presença, em mais da metade das propostas, dos atributos de acessibilidade, ética, responsabilidade social, transparência e valorização das pessoas, bem como de nenhum atributo ter sido escolha unânime entre as circunscrições.

Dentre os objetivos apontados pelas circunscrições, os vinculados aos processos internos (ao "fazer" melhor ou diferente) surgiu o da necessidade de melhoria da comunicação e, também, da gestão dos processos. Já com relação aos recursos, foram destacados nas propostas a racionalização da distribuição dos recursos humanos, a capacitação de magistrados e servidores e as melhorias de equipamentos, serviços e sistemas de tecnologia de informação e comunicação (TIC).
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social