Cônsul-geral da Suécia é recebido pelo desembargador Cooper
Na tarde desta segunda-feira (6/10) o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Alegretti de Campos Cooper, reuniu-se com o cônsul-geral da Suécia, Renato Pacheco da Silva Bacellar Neto, no gabinete da Presidência. No encontro estavam presentes a assistente do cônsul, Danielle Van Tongeren, e o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga.
O objetivo da visita, segundo o cônsul, foi conhecer melhor o Tribunal, aproximando ambos os países, para que seja possível agregar valores aos tribunais do trabalho do Brasil e da Suécia. Renato Pacheco Neto destacou a importância do judiciário trabalhista em um país de "capitalismo equilibrado", como a Suécia, em que há respeito mútuo nas relações entre empregadores e empregados. O cônsul acentuou ser importante a cooperação entre o Consulado e o TRT-15 para o crescimento institucional de ambos.
O presidente Cooper explicou o funcionamento dos diversos setores do Tribunal aos visitantes, bem como destacou o papel da Corte perante a sociedade. O cônsul-geral, por sua vez, fez uma exposição sobre o funcionamento da justiça do trabalho sueca e relatou que o Consulado Geral, em São Paulo, tem jurisdição sob os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde está sediado. Ao final, o presidente apresentou a Escola Judicial ao cônsul e à sua assistente.
Por Beatriz Assaf
- 7 visualizações