Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira, abre correição ordinária no TRT-15
Por Patrícia Campos de Sousa
O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, abriu na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto, a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O ministro foi recebido na sede da Corte, em Campinas, pelo desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, presidente do Regional, e demais dirigentes da instituição, entre eles os colegas Fernando da Silva Borges, vice-presidente administrativo, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, corregedor regional, José Pitas, vice-corregedor, Samuel Hugo Lima, diretor da Escola Judicial, e Tereza Aparecida Asta Gemignani, vice-diretora. A correição, que se estende até o dia 8, é restrita às atividades administrativas e aos serviços de prestação jurisdicional do segundo grau do TRT-15, que possui seis Turmas (divididas em 11 Câmaras), uma Seção Especializada em Dissídios Coletivos, três Seções Especializadas em Dissídios Individuais e o Órgão Especial. A atuação do primeiro grau é aferida pela Corregedoria Regional.
As atividades correicionais foram iniciadas com uma reunião de apresentação do ministro e de sua equipe com o desembargador Flavio Cooper e vários diretores do Tribunal, entre eles a diretora-geral, Adriana Martorano Amaral Corchetti, o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida, o secretário do Tribunal Pleno, Edmilson Santos de Miranda, a secretária Judiciária, Regina Celia Ramires Chiminazzo, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações, Herbert Wittmann, o secretário da Administração substituto, Flavio Opúsculo Cabral, o secretário da Corregedoria Regional, Vlademir Nei Suato, o secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, e a secretária substituta, Izabel Cristina Braga Arroyo. Na sequência, Brito Pereira reuniu-se reservadamente com o desembargador Flavio Cooper e, depois, com outros desembargadores da Corte, no plenário do 1º andar do edifício-sede do Tribunal. O ministro afirmou sentir-se muito gratificado em conduzir a correição na 15ª Região e disse ter ficado bastante satisfeito como trabalho de pré-correição realizado pelos magistrados e servidores do Regional, aos quais agradeceu pela amabilidade com que foi recebido.
Após o almoço, ainda no Plenário da Corte, o corregedor-geral acompanhou a posse de oito juízes do trabalho substitutos, aprovados no último concurso público para a magistratura realizado pela Corte. Em breve discurso, ele destacou a missão dos magistrados de buscar acelerar a solução dos conflitos e a promoção da justiça, visando à conquista da paz social, e a importância de assegurarem a qualidade das sentenças proferidas, atendendo aos valores fundamentais da imparcialidade e da eficácia. Na ocasião, o ministro foi convidado pelo presidente Cooper a participar da entrega do "Grande Colar" da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região aos desembargadores Fábio Allegretti Cooper e Edison dos Santos Pelegrini, empossados no último dia 5 de junho.
A programação deste primeiro dia de correição incluiu também a visita de Brito Pereira à Escola Judicial do TRT-15, na companhia dos desembargadores Samuel Hugo Lima e Tereza Asta. Após conhecer a Biblioteca Délio Maranhão, a Seção de Publicações Jurídicas, o Laboratório de Informática, o auditório e demais instalações da Escola, o ministro ressaltou o "suporte e qualidade" dos seus equipamentos de tecnologia da informação e de comunicação, destacando a importância das videoconferências promovidas e a facilidade de acesso ao Tribunal, de qualquer dos 599 municípios paulistas que compõem a jurisdição da 15ª Região, por qualquer interessado, mediante o portal do TRT-15.
O corregedor-geral destacou ainda o êxito do TRT-15 na implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as suas unidades, e lembrou a necessidade de criação de fóruns de discussão na Escola para buscar minimizar eventuais dificuldades ainda encontradas para a utilização da nova ferramenta.
A agenda do dia contemplou ainda uma reunião do ministro com juízes de 1º grau, no auditório do 1º andar.
- 10 visualizações