Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira, estará em Campinas para correição no TRT

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

Agenda inclui horário especial para atendimento ao
    público a respeito de processos em trâmite no 2º Grau

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, estará em Campinas na semana de 4 a 8 de agosto para realização da Correição Ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Nesse período, o ministro cumpre extensa agenda, que inclui horário especial na terça-feira, dia 5, para atendimento ao público em geral a respeito de processos em trâmite na 2ª Instância. Os interessados devem fazer agendamento prévio pelo telefone (19) 3731-1651, ramal 1005, informando nome completo, telefone e número do processo que será tratado na audiência.

Durante a semana, Brito Pereira também estará à disposição de autoridades, representantes da OAB e Amatra XV em audiências pré-agendadas. Ao final dos trabalhos, na sexta-feira, dia 8 de agosto, o ministro atenderá à imprensa, em coletiva. Neste ano Brito Pereira já correicionou os tribunais trabalhistas do Maranhão (16ª Região), da Bahia (5ª Região), do Espírito Santo (17ª Região) e de Goiás e Tocantins (10ª Região). A última inspeção realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho no Regional sediado em Campinas ocorreu em setembro do ano passado.

O TRT da 15ª Região é o segundo maior do País em estrutura e em movimento processual. São 153 varas do trabalho, além de nove postos avançados do Judiciário Trabalhista e duas varas itinerantes. Possui 6 Turmas (divididas em 11 Câmaras), Seção Especializada em Dissídios Coletivos, 3 Seções Especializadas em Dissídios Individuais e o Órgão Especial. O Regional Trabalhista é composto por 55 desembargadores, dos quais cinco cargos encontram-se vagos atualmente. A gestão 2012-2014 está a cargo do desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper.

A jurisdição do Regional atinge 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do estado, onde reside uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do País. Em 2013 foram recebidas 296.218 ações pela 1ª instância e solucionadas 275.173, fechando o ano com o saldo de 198.616 processos pendentes de solução, na fase de conhecimento. Em 2ª Instância foram autuados 115.782 processos e solucionados 121.242, restando 27.853 pendentes de julgamento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social